Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11357
Tipo do documento: TCC
Título: Avaliação de empresas pelo fluxo de caixa descontado: uma análise das abordagens utilizadas pelas empresas que realizam ofertas públicas de ações no Brasil
Autor: Silva, Elaine Lívia de Lima e
Primeiro orientador: Cunha, Moisés Ferreira da
Primeiro membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Zanolla, Ercílio
Oliveira, Johnny Jorge de
Resumo: Nesta pesquisa, teve-se como objetivo analisar quais são as abordagens utilizadas pelas empresas que realizam oferta pública de ações, na avaliação pelo método do fluxo de caixa descontado. A análise foi realizada utilizando-se os laudos de avaliação do banco de dados de Oferta Pública de Aquisição de Ações disponível no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre os anos de 2006 e 2016, considerando-se 94 laudos de avaliação pelo método do Fluxo de Caixa Descontado. As empresas foram classificadas de acordo com os setores apresentados, respectivamente, em cada laudo de avaliação. Para testar a hipótese, foi utilizado o teste de Análise de Frequência, que apresenta análise dos padrões que se repetem no texto. Adicionalmente, foi feita a Análise de Correspondência para analisar a relação de interdependência entre a empresa avaliadora, abordagem utilizada pelo método do Fluxo de Caixa Descontado e setor de atuação da empresa avaliada. Através da Análise de Frequência, obteve-se que as abordagens utilizadas pelas empresas da amostra foram Fluxo de Caixa Livre do Acionista e Fluxo de Caixa Livre da Empresa, estando 67% de acordo com a abordagem do modelo apresentado e 33% com inconformidade e/ou insuficiência de informação. Através da Análise de Correspondência, obteve-se que a relação “empresa avaliadora – setor” rejeitou a hipótese nula do teste Qui-quadrado de independência das variáveis, sendo possível estabelecer associação entre a empresa que realiza a avaliação e o setor de atuação da empresa avaliada. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a maioria dos laudos de avaliação está de acordo com a abordagem do modelo apresentado. Por outro lado, os laudos que apresentaram inconformidades podem provocar distorções nas informações, apresentando viés e levando a tomadas de decisões equivocadas e inexatas.
Palavras-chave: Avaliação de empresas
Fluxo de caixas descontados
Abordagens
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiàs
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SILVA, Elaine Lívia de Lima e. Avaliação de empresas pelo fluxo de caixa descontado: uma análise das abordagens utilizadas pelas empresas que realizam ofertas públicas de ações no Brasil. 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11357
Data de publicação: 18-Jul-2016
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Elaine Lívia de Lima e Silva.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons