Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11364
Tipo do documento: TCC
Título: Evidenciação da metodologia utilizada pelas empresas listadas na Bm&fBovespa para assegurar a neutralidade tributária na adoção inicial do regime definitivo de tributação
Autor: Rodrigues, Cynthia Martins
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Primeiro membro da banca: Pereira, Ednei Morais
Carmo, Carlos Henrique Silva do
Rech, Ilírio José
Resumo: Objetivando a extinção do Regime Tributário de Transição - RTT e a adequação da legislação tributária à legislação societária e às normas contábeis internacionais (IFRS), a Lei n°12.973/2014 introduziu o Novo Regime Tributário (NRT) e incorporou na legislação fiscal a maioria dos novos métodos e critérios contábeis, estabelecendo tratamento fiscal específico. No novo contexto legal a contabilidade societária é integrada à fiscal, e os ajustes de RTT passam a ser disciplinados como ajustes temporários ou definitivos à base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido. Na adoção inicial da extinção do RTT deverá ser apurado, a diferença entre o valor dos ativos e passivos mensurados de acordo com a legislação societária vigente e o valor mensurado de acordo com os métodos e critérios contábeis vigentes em 31 de dezembro de 2007. As subcontas de registro das diferenças devem ser analíticas e registrar os lançamentos contábeis das diferenças em último nível. Diante deste cenário surge o problema de pesquisa: Quais as metodologias utilizadas pelas empresas listadas na Bm&fBovespa para operacionalizar a neutralidade tributária no regime definitivo? O objetivo é avaliar por meio das Demonstrações Financeiras se houve a evidenciação ao processo utilizado para a adoção inicial à Lei nº 12.973/2014 entre os elementos do ativo, passivo e patrimônio líquido decorrentes das novas práticas contábeis no Brasil, buscando a neutralidade tributária. A pesquisa utilizou-se de algumas técnicas de pesquisa, sendo elas: coleta documental, observação e análise de conteúdo. O objetivo deste trabalho não foi alcançado uma vez que não foi possível avaliar todas as empresas desejadas, a população da pesquisa. Quanto a análise da amostra não se obteve o resultado esperado uma vez que grande parte das empresas não mencionaram a metodologia utilizado para a operacionalização da neutralidade tributária, somente seis empresas trouxeram essa informação para a sua demonstração financeira, sendo elas: JSL; CONC RIO TER; V-AGRO; METAL LEVE; LOCAMERICA; TELEF BRASIL e COPASA.
Palavras-chave: Lei nº 12.973/2014
Adoção inicial
Subcontas
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: RODRIGUES, Cynthia Martins. Evidenciação da metodologia utilizada pelas empresas listadas na Bm&fBovespa para assegurar a neutralidade tributária na adoção inicial do regime definitivo de tributação. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11364
Data de publicação: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Cynthia Martins Rodrigues.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons