Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11373
Tipo do documento: TCC
Título: Contexto da educação financeira nas escolas municipais de Goiânia: uma breve análise da situação na capital de Goiás
Autor: Andrade, Mateus Bento de
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Primeiro membro da banca: Pereira, Ednei Morais
Cunha, Moisés Ferreira da
Rodrigues, Fernanda Fernandes
Resumo: A inclusão de políticas públicas no campo da educação financeira no Brasil tem se mostrado a cada ano mais ampla e congruentes com as orientações mundiais, sobretudo nas escolas, porém questiona-se sua implementação se tem, de fato, acompanhado a legislação e as normas que propõe a educação financeira nas escolas em Goiânia. Diante disso, este trabalho buscou averiguar se essas escolas estão atendendo ao decreto nº 7397 que implantou a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Esta pesquisa se enquadra na estrutura qualitativa na qual foi realizada um levantamento de dados junto às escolas municipais de Goiânia por meio de um questionário virtual utilizando a plataforma Survey Monkey. Ao total, 18 escolas da rede pública de ensino que oferecem ensino fundamental para crianças de 6 a 15 anos de idade responderam o questionário. O referido estudo levou à conclusão que existem muitas unidades escolares que não conhecem o decreto que implantou a ENEF, Estratégia Nacional de Educação Financeira. Poucos profissionais da escola, que lidam diretamente com os alunos, participam de cursos de formação na área de educação financeira, porém muitos contam com orientações da Secretaria Municipal de Educação, mas nem sempre incrementam os conceitos de Educação Financeira na grade curricular dos educandos. Algumas escolas receberam o material DSOP de Educação Financeira em 2012 e para pouco mais da metade dos gestores, acharam que o programa deveria ter tido continuidade. O presente trabalho contribuiu para analisar a situação da implementação de uma política de educação financeira nas escolas públicas de Goiânia.
Palavras-chave: ENEF
Educação financeira
Escola pública
DSOP
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: ANDRADE, Mateus Bento de. Contexto da educação financeira nas escolas municipais de Goiânia: uma breve análise da situação na capital de Goiás. 2016. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11373
Data de publicação: 13-Dez-2016
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciencias Contábeis - Mateus Bento de Andrade (1).pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons