Olhares sobre a África: abordagens da história contemporânea da África nos livros didáticos brasileiros

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Adriana Vidotte

Resumo

O tratamento concedido à história da África Contemporânea nos livros didáticos da 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental é o objeto principal do presente artigo. O enfoque eleito e as questões levantadas articulam-se em torno de duas refl exões centrais: o quanto os textos, imagens e interpretações apresentadas pelos livros escolares divergem ou convergem em relação ao chamado imaginário brasileiro construído sobre a África e os africanos; e o quanto eles dialogam, ou não, com a produção historiográfi ca sobre a África. Observamos de uma forma geral a existência de uma análise superfi cial das trajetórias recentes dos países e sociedades africanas e uma repetição das representações e estereótipos divulgados sobre o continente no imaginário ocidental. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ Th e treatment given to history of Contemporary Africa in textbooks of 5 th to 8 th grade is the main subject of this article. Th e focus elected and the issues raised are articulated around a central consideration: how the texts, images and interpretations made by school books diverge or converge in relation to the so-called imaginary Brazilian built on Africa and the Africans. As a general framework it is a superfi cial analysis of the recent trajectories of the countries in African societies in a repeat of representations and stereotypes disclosed on the continent.

Descrição

v. 14, n.1, p.17-35, jan./jun. 2009.

Palavras-chave

História da África contemporânea, História da África, Ensino de história africana, Livros didáticos

Citação

OLIVA. A. R. Olhares sobre a África: abordagens da história contemporânea da África nos livros didáticos brasileiros. História Revista, Goiânia, GO, v.14, n.1, 2009. Disponível em:< http://www.revistas.ufg.br/index.php/historia/article/view/7977>.