Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11483
Tipo do documento: Artigo
Título: Estrutura hierárquica na resposta das distribuições geográficas de plantas do cerrado às mudanças climáticas
Autor: Sousa, Nayara Pereira Rezende de
Diniz Filho, José Alexandre Felizola
Rangel, Thiago Fernando Lopes Valle de Brito
Resumo: O clima pode ser considerado um fator extremamente importante na distribuição da vegetação e suas características em um contexto global. Os modelos de distribuição geográfica potencial ("spatial distribution model") são importantes ferramentas para predizer mudanças induzidas pelo clima na distribuição das espécies. Em geral, estudos sobre as consequências das mudanças climáticas na redistribuição dos biomas englobam apenas sua distribuição geográfica ou analisam as espécies individualmente. O objetivo principal deste trabalho é avaliar se existe uma estrutura hierárquica no deslocamento das distribuições futuras do bioma Cerrado, das regiões fitoecológicas e das espécies de plantas do bioma, sob o efeito de mudanças climáticas. Este estudo demonstrou que não existe estrutura hierárquica na resposta da distribuição vegetacional frente às previsões de mudanças climáticas para o ano de 2080 no Cerrado brasileiro. Em geral, nas três escalas estudadas, as distribuições deslocam-se para o sudeste do Brasil, de modo que essa região passa a ter um ganho de diversidade local enquanto o restante do Cerrado será afetado com o empobrecimento de sua diversidade. Este estudo aponta ainda, que num futuro próximo, as espécies do Cerrado serão afetadas com a perda de habitat.
Palavras-chave: Regiões fitoecológicas
Modelos de distribuição potencial
BioEnsembles
País: Brasil
Instituição: Jardim Botânico de Brasília
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: SOUSA, Nayara P. R.; DINIZ FILHO, José Alexandre F.; RANGEL, Thiago Fernando L. V. B. Estrutura hierárquica na resposta das distribuições geográficas de plantas do cerrado às mudanças climáticas. Heringeriana, Brasília, DF, v. 6, n. 1, p. 96-100, ago. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11483
Data de publicação: Ago-2012
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Nayara Pereira Rezende de Sousa - 2012.pdf919,35 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.