Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1154
Tipo do documento: Article
Título: Em torno da letra: linguagem, ensino e subjetividade
Título(s) alternativo(s): About letters: language, teaching and subjectivity
Autor: Burgarelli, Cristóvão Giovani
Abstract: Pretendo, com este artigo, indagar, mais uma vez, dando sequência a pesquisas anteriores dentro da temática linguagem, psicanálise e educação, sobre o que está em jogo quando se propõe a pensar a entrada da criança na linguagem. Considerando mais especificamente o processo escolar de alfabetização, tentarei discutir a função do texto bem como o jogo desejante que sua materialidade poderá constituir, o qual se aproxima do processo inconsciente em que se pode situar a subjetividade. Primeiramente vou considerar algumas questões introduzidas por Borges (2006) sobre o processo de alfabetização e o papel do texto. Num segundo momento, procurarei uma maior implicação com os conceitos fundamentais da psicanálise, objetivando poder discutir a questão da subjetividade. Por fim, pretendo tomar os três itens do título, linguagem, ensino e subjetividade, em seu enodamento irredutível, o que me permitirá discutir os três elementos principais envolvidos na trama educativa, criança, professor e texto. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This article is a continuation of an investigation, a follow up on previous research around the theme of language, psychoanalysis and education, about what is at stake when one proposes to consider a child’s first attempts at language. Considering more specifically the process of school literacy, I will try to discuss the function of text as well as the desiring game that its materiality could constitute, which approaches the unconscious process in which subjectivity can be situated. Firstly, I will consider certain issues, introduced by Borges (2006), on the literacy process and the role of text. Secondly, I will treat the implications of the fundamental concepts of psychoanalysis, in order to discuss the question of subjectivity. Finally, I will take the three irreducibly intertwined items of the title, language, teaching and subjectivity, which will allow me to discuss the three main elements involved in the educational process – child, teacher and text.
Palavras-chave: Papel do texto
Escrita
Corpolinguagem
Instituição: Cristóvão Giovani Burgarelli
Citação: BURGARELLI, C. G. Em torno da letra: linguagem, ensino e subjetividade. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p.15-26, jan./jun. 2012. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/18862>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1154
Data de publicação: Jun-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
18862-79626-1-PB.pdf203,1 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.