Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1155
Tipo do documento: Article
Título: Todas as áreas se dizem pela linguagem: práticas pedagógicas necessárias
Título(s) alternativo(s): All fields communicate through language: necesary educational practices
Autor: Souza, Agostinho Potenciano de
Abstract: Lançar um olhar sobre a linguagem não é tarefa apenas do professor de português, mas de todas as áreas de conhecimento, pois um conceito de linguagem como atividade constitutiva dos sujeitos, dos temas, das ciências, da interação, a favor do desenvolvimento da aprendizagem, redimensiona toda ação pedagógica, de modo a transformar o ensino em um processo de letramento eficaz. Essa reflexão teórica, sob o ponto de vista das teorias da linguagem, visa a um aprimoramento das atividades de falar e ouvir, ler e escrever, em todas as disciplinas, de acordo com as realizações de linguagem específicas de cada área, como um desafio para as mudanças educacionais mais urgentes. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ Looking at language is not just the task of the Portuguese teacher, but of all the fields of knowledge since a concept of language as the constitutive activity of subjects, themes, sciences and interaction, in promoting learning, is the basis for all pedagogical action if teaching is to be transformed into a process of effective literacy. This theoretical reflection, based on language theories, sets out to improve the activities of speaking and listening, reading and writing in all subjects, in accordance with the language achievements specific to each field, as a challenge for the most pressing educational changes.
Palavras-chave: Teoria da linguagem
Ensino
Ler
Escrever
Instituição: Cristóvão Giovani Burgarelli
Citação: SOUZA, A. P. de. Todas as áreas se dizem pela linguagem: práticas pedagógicas necessárias. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/18868>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1155
Data de publicação: Jun-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
18868-79630-1-PB.pdf206,31 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.