Todas as áreas se dizem pela linguagem: práticas pedagógicas necessárias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cristóvão Giovani Burgarelli

Resumo

Lançar um olhar sobre a linguagem não é tarefa apenas do professor de português, mas de todas as áreas de conhecimento, pois um conceito de linguagem como atividade constitutiva dos sujeitos, dos temas, das ciências, da interação, a favor do desenvolvimento da aprendizagem, redimensiona toda ação pedagógica, de modo a transformar o ensino em um processo de letramento eficaz. Essa reflexão teórica, sob o ponto de vista das teorias da linguagem, visa a um aprimoramento das atividades de falar e ouvir, ler e escrever, em todas as disciplinas, de acordo com as realizações de linguagem específicas de cada área, como um desafio para as mudanças educacionais mais urgentes. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ Looking at language is not just the task of the Portuguese teacher, but of all the fields of knowledge since a concept of language as the constitutive activity of subjects, themes, sciences and interaction, in promoting learning, is the basis for all pedagogical action if teaching is to be transformed into a process of effective literacy. This theoretical reflection, based on language theories, sets out to improve the activities of speaking and listening, reading and writing in all subjects, in accordance with the language achievements specific to each field, as a challenge for the most pressing educational changes.

Descrição

v. 37, n. 1, p. 51-65, jan./jun. 2012.

Palavras-chave

Teoria da linguagem, Ensino, Ler, Escrever

Citação

SOUZA, A. P. de. Todas as áreas se dizem pela linguagem: práticas pedagógicas necessárias. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/18868>.