Macroecologia de icterinae (aves: passeriformes): efeito rapoport e modelos nulos de distribuição geográfica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Sociedade Brasileira de Ornitologia

Resumo

Foram analisados os padrões espaciais na área de distribuição geográfica (efeito Rapoport), bem como os processos ecológicos envolvidos nesse padrão, ligados à forma do continente e à variação espacial na heterogeneidade ambiental. Uma análise de superfície de tendência quadrática mostrou que cerca de 58% da variação na área de distribuição geográfica das espécies pode ser explicada pela sua posição ao longo do continente, com áreas maiores ocorrendo na região mais central do continente, diminuindo principalmente em direção ao extremo sul. Embora esse padrão seja o inverso do esperado pelo efeito Rapoport, um modelo nulo que leva em consideração a geometria do continente demonstrou que a redução na extensão latitudinal é menor do que a esperada pelo acaso. Isso confirma que os mecanismos originalmente propostos para explicar o efeito Rapoport, relacionados a variações na tolerância térmica, podem ser mantidos. Essa hipótese é confirmada pelos modelos de distribuições geográfica potenciais, assumindo dois modelos (circular e ocupação de habitats). Essas análises mostraram que a equidade da distribuição de habitats foi maior nas espécies situadas no extremo sul da América do Sul, o que pode estar associado à sua maior tolerância ecológica. Assim, tanto mecanismos ecológicos quanto à forma do continente influenciam de forma significativa nas áreas de distribuição geográfica das espécies, embora apenas análises mais detalhadas envolvendo a construção de modelos nulos sejam capazes de desdobrar desses efeitos e, assim, permitir inferências sobre os mecanismos ecológicos associados a esse padrão geográfico.

Descrição

Palavras-chave

Geometric constraints, Icterinae, Macroecology, Null models, Rapoport effect, Efeito Rapoport, Macroecologia, Modelos nulos, Restrições geométricas

Citação

VALGAS, Artur; DINIZ FILHO, José Alexandre Felizola; SANTANA, Carlos Eduardo Ramos de. Macroecologia de icterinae (aves: passeriformes): efeito rapoport e modelos nulos de distribuição geográfica. Ararajuba: revista brasileira de ornitologia, Rio de Janeiro, v. 11, n.1, p. 57-64, jun. 2003.