Educação do corpo: produção e reprodução

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cristóvão Giovani Burgarelli

Resumo

O corpo como objeto de estudos é debatido cada vez mais atualmente. Assim, pretende-se discutir a educação do corpo no capitalismo, sobretudo na sociedade presente. Questiona-se como se etermina a forma do corpo na sociedade capitalista atual. O objetivo é identificar como se estabelecem as mediações responsáveis pela determinação da forma do corpo neste modo de produção. O eferencial teórico adotado é Karl Marx, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Georg Lukács. Este trabalho teórico demonstra que a forma do corpo é determinada pelos interesses relacionados à produção e ao consumo vigentes no modo de produção capitalista. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ In recent times, the body has become an ever more frequent object of study. So this study sets out to discuss the education of the body under capitalism, and especially in our present society. The question is asked: “How is the shape of the body determined in our present capitalist society?” The aim is to identify how the mediations to determine the shape of the body are established under this mode of production. The theoretical references used are those of Karl Marx, Theodor Adorno, Max Horkheimer and Georg Lukács. This theoretical study shows that the production and consumer interests of the capitalist production mode determines the shape of the body.

Descrição

v. 34, n. 2, p. 1-19, jul./dez. 2009.

Palavras-chave

Educação, Trabalho, Indústria cultural, Corpo

Citação

BAPTISTA, T. J. R; RESENDE, A. C. A. Educação do corpo: produção e reprodução. Inter-Ação, Goiânia, v. 34, n. 2, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/8507>.