Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11858
Tipo do documento: Artigo
Título: Importância relativa de canais de comunicação no processo de decisão sobre inovações agrícolas. zona do triângulo de Minas Gerais
Autor: Quiroga, Gabriel Canedo
Andreotti, Carlos Moysés
Ribon, Miguel
Pulschen, Rolf Eduardo
Machado Filho, Francisco
Resumo: No presente estudo procurou-se analisar a Anais da E.A.V. -U.F.Go -N 9 1 (Único) -1977 importância relativa dos canais de comunicação nas etapas de Conhecimento, Persuasão e Decisão do Processo de Decisão sobre a Inovação e alguns hábitos de comunicação produtores de algodão da Zona do Triângulo de Minas rais. O modelo conceitua! adotado foi derivado do modelo de adoção individual proposto por ROGERS e SHOE MAKER (1971). O método utilizado para a obtenção dos dados oi o "Survey Method", através de questionário pré­ testado, tendo sido entrevistados 155 produtores. Através da análise tabular observou-se que os técnicos foram o canal de comunicação mais utilizado nas três etapas estudadas, seguido pelos vizinhos, P! rentes e amigos na etapa de Conhecimento e pelo canal egocêntrico nas etapas de Persuasão e Decisão. O􀃪 produtores são expostos intensamente aos meios eletrônicos de comunicação à massa (rádio e televisão), porém não aos meios escritos. Os agentes de mudança da área não utilizam estes meios de comunicação de de inovações.
Abstract: Relative importance of comrnunication cha􀀱 nels in the knowledge, Persuasion and Decision stages of the Innovation - Decision Process and some characteris- tics related to· communication behaviors of the cotton pl<i!!. ters in the Triangle Region of Minas Gerais state were 􀀵 nalized in this study. The conceptual model'· adopted was derived from I«1GERS and SHOEMAKER's model of individual adoption (1971). The survey method was used to obtain the date through pre-tested questionarie. One hundred and fif ty five producers were interviewed. When using table analysis, the etudy revealed that change agents were the channel most used in the knowledge, Persuation and Decision stages of the Innovation - Decision Process. In second place were used the peers in the Knowledge stage and the "Self11 channel in the Persu2, sion and Decision stages. The cotton Planters have greater exposure􀁌to electronic mass media (Rádio and TV}, but not at printed mas media. The mass media have not utiltzed by change agents
País: Brasil
Instituição: Antônio Lopes da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos - EAEA (RG)
Citação: QUIROGA, Gabriel Canedo; ANDREOTTI, Carlos M.; RIBON, Miguel; PULSCHEN, Rolf Eduardo; MACHADO FILHO, Francisco. Importância relativa de canais de comunicação no processo de decisão sobre inovações agrícolas. zona do triângulo de Minas Gerais. Anais da Escola de Agronomia e Veterinária, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 1-22, jan./dez. 1977. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2267>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11858
Data de publicação: Jan-1977
Aparece nas coleções:EA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Gabriel Canedo Quiroga - 1977.pdf423,9 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons