Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11920
Tipo do documento: TCC
Título: O goleiro de handebol: uma proposta de formação inicial para crianças de 12 a 14 anos
Autor: Alencar, Adriana Luz
Primeiro orientador: Souza, Nilva Pessoa de
Primeiro membro da banca: Souza, Nilva Pessoa de
Nora, Fernanda Grazielle da Silva Azevedo
Silva, Marcelo de Sousa e
Resumo: O processo de formação inicial do goleiro de handebol é essencial para que ele consiga se desenvolver ao longo de sua carreira como jogador, tendo uma base solidificada, com elementos técnicos, táticos e físicos bem desenvolvidos. Sendo isso trabalhado de forma gradativa desde as categorias de base, o goleiro quando chegar a fase adulta terá se desenvolvido de uma forma plena, conseguindo assim usufruir de todos os recursos que são cabíveis a essa posição. Com base nessas afirmações foi realizado uma pesquisa sobre quais as capacidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas mais influenciam no processo de formação do goleiro, elucidado essas questões, o objetivo geral do trabalho foi traçado, sendo ele o de analisar e sistematizar um programa de formação inicial de goleiro de handebol para crianças de 12 a 14 anos de idade foi traçado. Usando como subsídio para essa pesquisa qualitativa foi adotada a metodologia do tipo bibliográfica, realizado leituras e fichamentos para a construção, tendo como uma segunda parte a apresentação da proposta de iniciação dividindo por blocos de exercícios. Essa proposta foi dividida, em exercícios de coordenação motora, aprendizagem do gesto técnico com e sem deslocamento, flexibilidade, sendo as capacidades aeróbicas e anaeróbicas treinadas com o restante da equipe. Foram elaborados exercícios simples visando o processo de formação inicial delineando o objetivo, os materiais utilizados, a formação inicial e descrevendo o exercício de forma escrita e visual, em que foi montada uma sequência de fotos de passo a passo do que deveria ser efetuado.
Palavras-chave: Handebol
Goleiro
Formação
Iniciação
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: ALENCAR, Adriana Luz. O goleiro de handebol: uma proposta de formação inicial para crianças de 12 a 14 anos. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11920
Data de publicação: 19-Fev-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Adriana Luz Alencar.pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.