Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11981
Tipo do documento: TCC
Título: Estudo sobre elementos metodológicos relacionados ao ensino de Hatha Yoga tradicional
Autor: Silva, Ana Fábia Ponce Leon da
Primeiro orientador: Antunes, Priscilla de Cesaro
Primeiro membro da banca: Antunes, Priscilla de Cesaro
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender elementos metodológicos relacionados ao ensino de Hatha Yoga e como objetivos específicos: identificar quais elementos do yoga são priorizados; compreender como os professores organizam os elementos pedagógicos; identificar como são organizados o tempo e espaço das aulas; investigar quais são as principais orientações dadas aos alunos pelos professores. Realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva mediante acompanhamento de 16 aulas de dois professores de Hatha Yoga e uso de observação participativa e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Os dados da pesquisa foram organizados em três itens: Espaço e Tempo das Aulas, Ensino dos Elementos do Yoga e Relações entre o Ensino e as Concepções de Yoga. Os resultados indicaram que: ambos professores compreendem o Yoga a partir dos oito pilares sistematizados por Patañjali (yamas, nyamas, asnas, pranayamas, prathyaraha, dharana, dhyana e samadhi) e suas aulas estabelecem relação com estes elementos, indicando formas de ensino comprometidas com tais fundamentos e princípios éticos do yoga clássico. Os ambientes onde ocorrem as aulas, apesar das diferenças de estilo, são calmos, silenciosos, confortáveis, limpos e adornados com mensagens e imagens sobre ensinamentos do yoga e da paz, favorecendo a introspecção e a concentração. O tempo da aula dos dois professores é de uma hora, onde abordam vários elementos do yoga (asanas, pranayamas, mantras, meditação e relaxamento), sendo que os asanas ocupam a maior parte da aula. A professora explora os níveis alto, médio e baixo na realização dos asanas, sua aula é mais dinâmica, com maior quantidade de ásanas, enquanto o professor prioriza posturas deitado e sentado com maior permanência, caracterizando sua aula na direção da flexibilidade e relaxamento corporal. Ambos professores utilizam técnicas variadas de pranayamas e propõem exercícios respiratórios em todas as aulas, com a intenção de ampliar a respiração, favorecer o relaxamento, sensações de tranquilidade, realização de asanas, consciência corporal e presença nas aulas com atitude mental. Os mantras pareceram ser o ritual mais semelhante entre os dois professores, marcando o final das aulas de ambos com a entonação de Om e Shanti. O relaxamento esteve presente nas aulas de ambos os professores e a meditação, às vezes teve um momento específico para sua realização e em outras apareceu associada ao relaxamento consciente ou aos asanas e pranayamas, na forma do que poderíamos chamar de um estado meditativo ou presença. Observou-se que os professores buscam conhecer e observar atentamente os alunos; explicar a realização dos movimentos com detalhes, desde o alinhamento corporal até as relações daquele movimento com várias dimensões do corpo e da vida das pessoas; chamar a atenção para a presença e atitude mental no decorrer de toda aula; estimular o autoconhecimento e certa positividade e tranquilidade; relacionar a prática de yoga com o cotidiano.
Palavras-chave: Yoga
Ensino
Metodologia
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: SILVA, Ana Fábia Ponce Leon da. Estudo sobre elementos metodológicos relacionados ao ensino de Hatha Yoga tradicional. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11981
Data de publicação: 4-Ago-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Ana Fábia Ponce Leon da Silva.pdf357,31 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons