Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11982
Tipo do documento: TCC
Título: Percorrendo os caminhos da violência no centro de ensino e pesquisa aplicada a educação – CEPAE UFG
Autor: Oliveira, Bruna Paula de
Primeiro orientador: Jacob, Hemanuelle Di Lara Siqueira
Primeiro membro da banca: Jacob, Hemanuelle Di Lara Siqueira
Resumo: Esta pesquisa é um estudo de caso que teve como objetivo geral, investigar através de documentos e entrevistas como são tratados os casos de violência presentes nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação – CEPAE UFG. E teve como objetivos específicos identificar os caso de violência e seus encaminhamentos, levantando também os tipos de violência presentes na escola. A questão central de estudo foi responder “quais os tipos de violência presentes nas aulas de Educação Física”. A metodologia utilizada foi uma pesquisa social descritiva exploratória, realizando um estudo de caso de caráter qualitativo, dividindo o trabalho em quatro passos: fase exploratória, descritiva, analítica e relatório final. Esta pesquisa vem contribuir com o debate sobre violência na escola e nas aulas de Educação Física assim como os desdobramentos deste evento, pois um dos grandes problemas enfrentados pela escola é a violência. Com essa pesquisa podemos identificar o papel da Educação Física quando o assunto é violência e as contribuições que ela pode oferecer aos estudantes e a escola. As principais referências utilizadas foram Saviani (1984), Coletivo de Autores (1990), Abramovay e Rua (2012); e Bourdieu (1992). A partir deste estudo os resultados encontrados foram que existem vários tipos de violência que se expressa nas aulas de Educação Física, porém as mais recorrentes são violência física e a simbólica.
Abstract: his research is a case study that aimed to investigate through documents and interviews how they are handling cases of violence in the elementary school physical education classes for Applied Education and Research Center Education - CEPAE UFG. And had the following specific objectives to identify the cases of violence and their encamiamentos also raising kinds of violence present in schools. The central question of the study was to answer "what types of violence in the physical education classes." The methodology used was an exploratory descriptive social research, conducting a qualitative case study, dividing the work into four steps: exploratory, descriptive, analytical and final report. This research is a contribution to the debate about violence at school and in physical education classes as well as the ramifications of this event as one of the major problems faced by the school is violence. With this research we identify the role of physical education when it comes to violence and the contributions it can offer students and school. The main references used were Saviani (1984) Authors Collective (1990), and Abramovay Street (2012); and Bourdieu (1992). From this study, the results were that there are several types of violence expressed in physical education classes, but the most frequent is physical violence and symbolic.
Palavras-chave: Violência simbólica
Escola
Educação Física
Symbolic violence
School Physical Education
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: OLIVEIRA, Bruna Paula de. Percorrendo os caminhos da violência no centro de ensino e pesquisa aplicada a educação – CEPAE UFG. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11982
Data de publicação: Mar-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Bruna Paula de Oliveira.pdf3,96 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons