Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12004
Tipo do documento: TCC
Título: O papel social da escola no processo de superação de estudantes vítimas de abuso e violência sexual
Autor: Barros, Mariane Gabrielle Tavares Ferreira
Primeiro orientador: Jacob, Hemanuelle Di Lara Siqueira
Primeiro membro da banca: Jacob, Hemanuelle Di Lara Siqueira
Resumo: Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Goiânia, que traz como tema central o Abuso e Violência Sexual. Temos como principal objetivo analisar qual a contribuição social que a escola exerce na vida das estudantes que foram vítimas de abuso e violência sexual, visto que ao lado da escola pesquisada residem estudantes em um abrigo específico para mulheres vítimas de abuso e violência sexual e abandono. Ainda sobre a temática coube a necessidade de se abordar o tema da Corporalidade na pesquisa e investigar como o professor de Educação Física desenvolve o seguinte tema em suas aulas. Para isto, foi utilizado como instrumento de pesquisa observação das aulas e entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da escola e professor de Educação Física. Ao final dos dados levantados e das análises subsequente deles foi concluído que a escola pesquisada tem conhecimento da realidade de vida das estudantes vitimadas oferecendo-lhes uma educação sob qualquer situação burocrática seja ela de documentação ou irregularidade de seriação. Porém, a escola nega a realidade das mesmas silenciando sobre o assunto, evitando trabalhar com temas específicos sobre violência e abuso sexual, além de projetos com as estudantes e demais alunos. Em relação ao professor de Educação Física, foi analisado nos dados coletados que ele compreende a disciplina em uma perspectiva crítica e constrói seu Plano de Ensino pautado nesta, porém em suas aulas, nota-se que ele se distancia um pouco deste método. Sobre a Corporalidade percebemos possuir um conhecimento escasso sobre o assunto. Durante suas aulas foi observado que ele não trabalha essa temática, mesmo conhecendo a realidade de vida dos estudantes e das estudantes que residem no abrigo. Esta pesquisa além de ser um trabalho para conclusão de curso, ela contribui para que docentes reflitam sobre o tema desta pesquisa afim de ser trabalhado nas escolas
Abstract: This research was conducted in a school teaching the state system in the city of Gym, which has as central theme the Abuse and Sexual Violence. We meant to examine which social contribution that the school plays in the lives of students who were victims of sexual abuse and violence, as part of the surveyed school students to reside in a specific shelter for women victims of sexual abuse and violence. Still on the theme fit the need to address the issue of Embodiment in research and investigate how the physical education teacher develops the following subject in their classes. For this was used as a research tool observation of lessons and semi-structured interview with the educational coordinator of school and physical education teacher. At the end of the data collected and their subsequent analysis it was concluded that the studied school is aware of the reality of life of students victimized offering them an education, expand training in any situation be it bureaucratic documentation or grading irregularities. However, the school denies the reality of silencing them on the matter, avoiding working with specific issues on violence and sexual abuse, as well as projects with students and other students. Regarding the physical education teacher, it was analyzed the data collected he understands the discipline in a critical perspective and builds its Learning Plan guided in this, but in her classes, we note that he moves away a little of this method. About Corporality realize possess little knowledge on the subject. During his classes it was observed that it does not work this theme, even knowing the reality of life of students and students residing in the shelter. This research as well as being a job for completion of course, it helps that teachers reflect on the theme of this research is everyday and work on this topic in schools
Palavras-chave: Corporalidade
Educação Física
Violência sexual
Corporeality
Physical education
Sexual violence
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: BARROS, Mariane Gabrielle Tavares Ferreira. O papel social da escola no processo de superação de estudantes vítimas de abuso e violência sexual. 2016. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12004
Data de publicação: Fev-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Mariane Gabrielle Tavares Ferreira Barros - 2016.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.