Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12007
Tipo do documento: TCC
Título: Cultura corporal e escola de tempo integral: sentidos, projetos e possibilidades
Autor: Mendonça, Fernando Medeiros
Primeiro orientador: Silva, Hugo Leonardo Fonseca da
Primeiro membro da banca: Silva, Hugo Leonardo Fonseca da
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos das concepções e práticas pedagógicas envolvendo o universo da cultura corporal nos tempos e espaços da escola de tempo integral na Rede Municipal de Ensino de Goiânia, tendo como base empírica uma escola-campo dessa rede. A metodologia empregada foi a da pesquisa ação, englobando como instrumentos de pesquisa a observação participante do tipo livre, a análise documental dos PPPs da escola e da legislação referente a jornada escolar ampliada, a entrevista semiestruturada e a metodologia do seminário como espaço de problematização e instrumentalização sobre problemáticas da escola e da educação física. Os resultados apontaram para a identificação de 3 categorias de sentidos da cultura corporal na escola em que ela é entendida como acessório, prêmio ou conhecimento, num contexto de escola de tempo integral que hegemonicamente secundariza a função clássica da escola com a inserção de novas tarefas a instituição escolar por meio de políticas de assistência social travestidas de políticas educacionais. Conclui-se que, pela via da resistência, considerando os limites, o projeto de escola de tempo integral da RMEG apresenta avanços com a implementação do professor de tempo integral, com a exigência de formação pedagógica para atuação nas atividades específicas e com a integração espacial, temporal e curricular destas atividades que podem, enquanto possibilidade, reafirmar o sentido da cultura corporal como um conhecimento, uma objetivação cultural, que se alia a função central da escola e atende as necessidades concretas dos alunos ao ser socializado, justificando sua relevância social.
Palavras-chave: Cultura corporal
Escola de tempo integral
Educação Física escolar
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: MENDONÇA, Fernando Medeiros. Cultura corporal e escola de tempo integral: sentidos, projetos e possibilidades. 2016. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12007
Data de publicação: 28-Jul-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Fernando Medeiros Mendonça - 2016.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons