Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12009
Tipo do documento: TCC
Título: O ensino das práticas corporais de aventura a partir da abordagem pedagógica crítico superadora: experiência em uma escola municipal de Goiânia
Autor: Magalhães, Josy Cristina
Primeiro orientador: Inácio, Humberto Luís de Deus
Primeiro membro da banca: Inácio, Humberto Luís de Deus
Resumo: As práticas corporais de aventura estão presentes na vida do ser humano, os quais procuram estas atividades com diferentes objetivos: esporte, lazer e/ou educação. Neste trabalho apresentamos as práticas corporais de aventura no âmbito da educação, pois acreditamos que se constitui um importante bloco de atividades que contribui significativamente na formação dos alunos. Nosso objetivo central foi desenvolver e analisar as práticas corporais de aventura enquanto conteúdo da educação física a partir da abordagem Crítico-Superadora. Para a elaboração da pesquisa, nos aproximamos dos pressupostos da metodologia Pesquisa-ação, onde há uma grande interação entre os pesquisadores e os sujeitos pesquisados; a pesquisa foi realizada em uma turma do ciclo dois de uma escola da rede municipal de ensino de Goiânia. A coleta de dados se deu com uso do diário de campo, e contou também com registro fotográfico e atividades avaliativas realizadas pelos alunos. Concluímos que as práticas corporais de aventura enquanto conteúdo das aulas de Educação Física contribuem significativamente na formação de alunos mais críticos e conscientes da realidade em que estão inseridos, e na transmissão de valores fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Práticas corporais de aventura
Abordagem crítico superadora
Educação Física
Escola
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: MAGALHÃES, Josy Cristina. O ensino das práticas corporais de aventura a partir da abordagem pedagógica crítico superadora: experiência em uma escola municipal de Goiânia. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12009
Data de publicação: Mar-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Josy Cristina Magalhães - 2016.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons