Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12018
Tipo do documento: TCC
Título: Diferença e educação física escolar: análise dos periódicos científicos revista brasileira de ciências do esporte de 1979 a 2014 e cadernos de formação RBCE de 2009 a 2014
Autor: Castro, Simone Leonel de
Primeiro orientador: Vilarinho Neto, Sissilia Vilarinho Neto
Primeiro membro da banca: Vilarinho Neto, Sissilia Vilarinho Neto
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa do Programa de Bolsas de Licenciatura que – PROLICEM que vincula-se ao projeto de pesquisa “Concepção de diferença na produção acadêmica da Educação Física brasileira” (2015-2016), no qual o objetivo geral objetivo é analisar como a diferença é abordada, nos artigos que tratam da Educação Física escolar na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e o Cadernos de Formação RBCE (CF-RBCE) também vinculado ao CBCE. Trata-se de pesquisa documental, com análise quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos sites dos periódicos e considerou toda a publicação disponível desde suas criações até dezembro de 2014. Os descritores para a seleção dos trabalhos foram organizados em temáticas que estruturam a discussão sobre diferença, a saber: temática 1 - diferença e correlatos (com os seguintes descritores: diferença, diversidade, e desigualdade); temática 2 - marcadores de diferença (descritores: gênero, etnia, raça, deficiência, dentre outros); temática 3 - princípio orientador ou condição para viabilizar a aceitação de diferença (descritores: igualdade, inclusão, equidade, integração, dentre outros). Tais descritores foram identificados no título ou palavras-chave dos trabalhos publicados nos periódicos. Como resultados tem-se que, ao longo dos 35 anos da RBCE, foram identificados apenas oito artigos sobre educação física escolar (todos na seção artigos originais) e dois no Cadernos de Formação RBCE. Observou-se, ainda, que a maioria dos trabalhos foi escrita por mulheres que estão vinculadas a instituições de ensino superior públicas e possuem o título de doutora. Focando, neste momento, a análise nos trabalhos com o descritor inclusão e gênero tem-se que eles podem ser organizados nas seguintes categorias temáticas: política pública; fundamentos históricos; acessibilidade; organização do trabalho pedagógico e didática.
Palavras-chave: Educação física escolar
Diferença
Produção acadêmica
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: CASTRO, Simone Leonel de. Diferença e educação física escolar: análise dos periódicos científicos revista brasileira de ciências do esporte de 1979 a 2014 e cadernos de formação RBCE de 2009 a 2014. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12018
Data de publicação: Dez-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Simone Leonel de Castro - 2016.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons