Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12025
Tipo do documento: TCC
Título: Metodologia utilizada pela professora de handebol nas aulas de Educação Física do ensino médio: um estudo de caso em uma instituição privada de ensino em Goiânia-GO
Autor: Martins, Thallita Kétsia
Primeiro orientador: Antunes, Caio Sgarbi
Primeiro membro da banca: Antunes, Caio Sgarbi
Resumo: Este trabalho tem como temática o estudo de uma modalidade esportiva específica em uma aula de Educação Física. O objetivo principal é analisar as aulas de Educação Física do ensino médio, de uma escola privada de Goiânia, com o intuito de identificar a metodologia utilizada pela professora de Handebol e se isso interfere no interesse das alunas pela prática dessa modalidade. Como metodologia, a pesquisa se caracterizou como descritiva e exploratória com característica de um estudo de caso. Diante das observações realizadas, análise dos planos de aula, aplicação de questionários com as alunas e entrevista com a professora, pôde-se concluir que a abordagem utilizada pela professora se aproxima bastante da Pedagogia do Esporte, porém, apresenta traços de outras abordagens da Educação Física. As avaliações realizadas pelas alunas acerca das aulas foram positivas e a maior parte da turma demonstrou que essa metodologia da professora influência do interesse pelo Handebol. Dessa forma, a aula é classificada como boa no geral, entretanto, como em toda e qualquer disciplina, necessita por parte do professor um olhar mais atento para as questões pessoais das alunas, para que a professora tenha possibilidade alcançar a todas de forma mais igualitária.
Palavras-chave: Handebol
Metodologia
Educação física escolar
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: MARTINS, Thallita Kétsia. Metodologia utilizada pela professora de handebol nas aulas de Educação Física do ensino médio: um estudo de caso em uma instituição privada de ensino em Goiânia-GO. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12025
Data de publicação: 2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Thallita Kétsia Martins - 2016.pdf867,75 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons