Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12027
Tipo do documento: TCC
Título: Os espaços e equipamentos de lazer da Vila Redenção
Autor: Cabral, Denner de Jesus Alves
Primeiro orientador: Inácio, Humberto Luís de Deus
Primeiro membro da banca: Inácio, Humberto Luís de Deus
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar e diagnosticar quais são e como são utilizados os espaços e equipamentos de lazer oferecidos aos moradores da Vila Redenção. A partir de uma metodologia de cunho qualitativo, buscou compreender a realidade do bairro. Para conseguir contemplar tal expectativa, foram feitas abordagens com os moradores do bairro, por meio de entrevistas, posteriormente transcritas, de forma que pudesse ser captado as respostas para o problema da pesquisa, que era saber quais são e como são utilizados os espaços e equipamentos de lazer na Vila Redenção. Com os resultados obtidos, pude verificar a realidade do bairro a partir de alguns espaços e equipamentos de lazer já existentes no bairro, e de que maneira é tratado o assunto lazer dentro da comunidade da Vila Redenção, como as pessoas enxergam os espaços e equipamentos e que importância têm no dia a dia dessas pessoas. As barreiras enfrentadas pelos moradores, para conseguirem ter um espaço de prática de lazer, com equipamentos de qualidade, foi informação muito relatada. Outro aspecto recorrente foi a insegurança dentro do bairro para a prática de atividades de lazer. O que podemos concluir é que a Vila Redenção possui espaços e equipamentos de lazer que contemplam de maneira satisfatória sua comunidade em geral. Porém a falta de manutenção por parte do poder público, a violência, a falta de comprometimento com os espaços públicos, por parte de alguns moradores é uma questão que deve ser destacada. Mas de maneira geral é um bairro que o lazer se encontra presente e que os espaços e equipamentos de lazer existem, mas precisam ser melhores aproveitados pelos moradores, e que o poder público oferte de maneira mais satisfatória oportunidades de lazer para os moradores da Vila Redenção.
Abstract: El objetivo de esta investigación fue analizar y diagnosticar que y cómo se utilizan los espacios e instalaciones recreativas que se ofrecen a los residentes de la Vila Redenção, desde una metodología cualitativa, tratado de comprender la realidad de la zona. Para poder contemplar tal expectativa, se hicieron planteamientos para los residentes del barrio, a través de entrevistas para saber qué y cómo se utilizan los espacios y equipos de ocio en la Vila Redenção. Con los resultados, si puede ver la realidad de la vecindad de algunos espacios e instalaciones de ocio existentes en el barrio, y cómo es tratado el tema de ocio dentro de la comunidad de la Vila Redenção, como la gente ve los espacios y equipos y que tienen importancia en la vida cotidiana de estas personas. Las barreras que enfrentan los residentes para llegar a tener un espacio de práctica de ocio con equipos de calidad ha sido um dato muy apuntado; otro aspecto recurrente fue la inseguridad en el barrio, para practicar actividades de ocio. Lo que podemos concluir es que la Vila Redenção, dispone de espacios e instalaciones de ocio que incluyen de manera satisfactoria su comunidad. Pero la falta de mantenimiento por parte del gobierno, la violencia, la falta de compromiso de los espacios públicos por parte de algunos residentes es un tema que debe ser destacado. Pero, en general, es un barrio que está presente el ocio y que los espacios e instalaciones de ocio existen, pero necesitan ser mejor utilizados por los residentes, y el gobierno oferte más satisfactoria oportunidades de recreación para los residentes de Vila Redenção.
Palavras-chave: Lazer
Espaços de lazer
Equipamentos de lazer
El ocio
Espacios de ocio
Instalaciones de ocio
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: CABRAL, Denner de Jesus Alves. Os espaços e equipamentos de lazer da Vila Redenção. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12027
Data de publicação: 2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Denner de Jesus Alves Cabral - 2016.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons