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Tipo do documento: TCC
Título: Educação Física, esporte e instituição escolar militarizada: a dinâmica de duas escolas da cidade de Goiânia
Autor: Ribeiro, Raphael Henricke Pires
Primeiro orientador: Rodrigues, Heitor de Andrade
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Heitor de Andrade
Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar como a Educação Física está organizada na escola de gestão militar, procurando identificar em quais medidas a presença militar influencia nas aulas de Educação Física. Por sua vez, os objetivos específicos se voltaram para o interesse de averiguar o trato pedagógico do professor de Educação Física quanto ao conteúdo esporte em escolas militares, estabelecendo as discussões à luz das perspectivas pedagógicas do esporte, bem como analisar as concepções dos professores frente ao componente curricular. Para isso, adotamos a pesquisa qualitativa do tipo estudos de casos múltiplos como norte para o desenvolvimento deste trabalho. A entrevista semiestruturada foi utilizada como técnica para coleta dos dados e as proposições da Análise de Conteúdo empregadas para a análise dos dados encontrados. Em meio a isso, realizamos a pesquisa em duas escolas, sendo uma recém militarizada (1) e outra que passou por esse processo há mais tempo (2). Sumariamente, identificamos que os docentes possuem concepções diversas, ao passo que não encontramos indícios de que as compreensões se relacionem e/ou sejam diretamente influenciadas pelas instituições militares. A respeito da organização curricular, constatamos que embora existam similaridades, as escolas estruturam seu currículo de maneira distinta, de forma que a escola 1 apresenta um currículo mais diversificado e a escola 2 se organiza tão somente em prol do ensino do conteúdo esportivo. No que tange ao trato dado ao esporte, verificou-se que os docentes ainda se embasam por metodologias tradicionais, pouco conhecendo as propostas arquitetadas pela Pedagogia do Esporte. No mais, evidenciou-se que não há influência militar sobre as aulas de Educação Física, de maneira que é unânime o entendimento do corpo docente a respeito da autonomia que possuem para elaborarem seus projetos de intervenção. Por fim, como indicativo para aprofundamento e/ou novos trabalhos, aventamos para a possibilidade de discorrer acerca dessa relação por outro caminho, na medida em que parece existir um interesse do grupo gestor para com o esporte.
Abstract: The general objective of the present research was to investigate how Physical Education is organized in the military school of management, trying to identify in which measures the military presence influences Physical Education classes. In turn, the specific objectives turned to the interest of investigating the pedagogical treatment of the Physical Education teacher regarding the sport content in military schools, establishing the discussions in the light of the pedagogical perspectives of the sport, as well as analyzing the teachers' curricular component. For this, we adopted the qualitative research of the type multiple case studies as north for the development of this work. The semi-structured interview was used as a technique for data collection and the Content Analysis propositions used to analyze the data found. In the midst of this, we carried out the research in two schools, one being a newly militarized one (1) and another that has been through this process for a long time (2). Summarizing, we have identified that teachers have diverse conceptions, whereas we do not find evidence that the understandings are related and / or directly influenced by military institutions. Regarding the curricular organization, we found that although there are similarities, schools structure their curriculum in a different way, so that school 1 presents a more diversified curriculum and school 2 organizes itself only for the teaching of sports content. Regarding the treatment given to the sport, it was verified that the teachers are still based on traditional methodologies, little knowing the proposals designed by the Sports Pedagogy. In addition, it was evidenced that there is no military influence over Physical Education classes, so that the faculty's understanding of the autonomy they have to elaborate their intervention projects is unanimous. Finally, as an indication of deepening and / or new work, we are thinking about the possibility of discussing this relationship in another way, since there seems to be an interest of the management group towards the sport.
Palavras-chave: Educação Física
Escola militar
Pedagogia do esporte
Organização curricular
Concepção de Educação Física
Physical Education
Military school
Pedagogy of sport
Curricular organization
Conception of Physical Education
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: RIBEIRO, Raphael Henricke Pires. Educação Física, esporte e instituição escolar militarizada: a dinâmica de duas escolas da cidade de Goiânia. 2016. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12028
Data de publicação: 2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

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