Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12030
Tipo do documento: TCC
Título: Biomecânica da corrida: análise de calçados esportivos e sua relevância com as variações funcionais do arco plantar
Autor: Marinelli, Thayná Silva
Primeiro orientador: Nora, Fernanda Grazielle da Silva Azevedo
Primeiro membro da banca: Nora, Fernanda Grazielle da Silva Azevedo
Resumo: Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a eficiência do calçado esportivo em relação as variações anatômicas do arco longitudinal medial dos pés de pessoas que utilizam o calçado esportivo no dia-a-dia. O grupo de estudo foi composto por 20 sujeitos de ambos os sexos que são estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, com idade média de 23,1 (± 20,34) anos, estes foram distribuídos em quatro grupos, sendo o Grupo 1 (descalço), Grupo 2 (calçado usual), Grupo 3 (calçado falsificado) e por último o Grupo 4 (Tênis da Asics). O protocolo de coleta de dados foi realizado em três etapas, a primeira compunha um questionário com os dados antropométricos dos participantes, a segunda o teste de 4 km, e a terceira a impressão plantar e os relatos de dores e desconfortos dos sujeitos após o teste. As variáveis analisadas neste estudo foram velocidade média, largura e comprimento dos pés e o Índice do Arco Plantar. A análise estatística foi realizada no software Statistica 10.0 (Dell Inc). Os resultados obtidos apresentaram que as variáveis antropométricas dos quatro grupos não apresentaram diferenças estaticamente significativas, já o G1 apresentou valores estaticamente maiores do IAP do pé direito quando comparados com os demais grupos. Os relatos de dores dos participantes do G1 e G2 possui características semelhantes assim como o IAP, estas dores estão associadas a qualidade inferior que o calçado falsificado é construído. O G4 foi o único grupo que não apresentou nenhum relato de dor ou desconforto. Conclui-se que o uso do calçado esportivo é fundamento para práticas de atividades físicas e/ou esportivas, demonstrando que ainda são escassos os estudos que analisam as variações do ALM, juntamente com as características antropométricas dos pés para confeccionar um calçado esportivo, a fim de prevenir possíveis lesões. Este estudo é de grande valia para conscientização na compra de um novo calçado, destacando que impressão plantar e o cálculo do IAP auxilia na escolha ideal do calçado esportivo sendo uma técnica simples e de baixo custo.
Palavras-chave: Biomecânica
Tipo de pisada
Calçado esportivo
Índice do arco plantar
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: MARINELLI, Thayná Silva. Biomecânica da corrida: análise de calçados esportivos e sua relevância com as variações funcionais do arco plantar. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12030
Data de publicação: 25-Jan-2017
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Thayná Silva Marinelli - 2016.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.