Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12031
Tipo do documento: TCC
Título: A percepção de acadêmicas/os sobre a disciplina de Educação Física adaptada: uma revisão de literatura
Autor: Pereira, Bruno Rodrigues
Primeiro orientador: Silva, Ana Paula Salles da
Primeiro membro da banca: Silva, Ana Paula Salles da
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral verificar a percepção de acadêmicas/os sobre a formação inicial com a disciplina de Educação Física Adaptada/Inclusiva na formação em Educação Física. O presente estudo foi realizado através de uma revisão sistemática no banco de dados de Biblioteca de Digital de Teses e Dissertações (BDBT), com a palavra-chave “Educação Física Adaptada”, sendo identificados 101 trabalhos (teses e dissertações). Um segundo filtro foi adotado para identificar através do titulo, resumos e palavras-chave quais trabalhos tratavam da formação no ensino superior, sendo analisadas por fim duas dissertações e uma tese. Nas dissertações e na tese analisadas foram encontrados registros de analises de 201 acadêmicos que se posicionavam a cerca de sua formação inicial na Educação Física Adaptada. Durante as nossas análises correlacionamos as falas dos acadêmicos e dos autores das duas dissertações e da tese. As terminologias abordadas dentro dos trabalhos pelos discentes e autores se fazem corretas quando se pensa no momento histórico em que os trabalhos foram realizados, demonstrando conhecimento no trato dos termos. Destaca-se que mesmo com relatos dos discentes presentes nos três trabalhos serem positivos perante a disciplina de Educação Física Adaptada, é destacado por alguns sujeitos que deve ter uma maior abordagem de aulas práticas dentro da disciplina. Identificamos uma ausência na percepção dos acadêmicos a cerca do trato dos conhecimentos numa perspectiva interdisciplinar, o que não seria apenas uma modificação na carga horária da disciplina e sim uma reformulação na concepção do currículo dos cursos de Educação Física. Foi possível perceber que a formação dos estudantes em Educação Física ainda é bastante escassa em virtude da maioria dos acadêmicos não terem tido oportunidade de experiência na intervenção com as pessoas com deficiências, criando um abismo entre a teoria e a realidade social concreta.
Palavras-chave: Educação Física adaptada
Formação inicial
Inclusão
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: PEREIRA, Bruno Rodrigues. A percepção de acadêmicas/os sobre a disciplina de Educação Física adaptada: uma revisão de literatura. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12031
Data de publicação: Fev-2016
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Bruno Rodrigues Pereira - 2016.pdf855,58 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.