Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12035
Tipo do documento: TCC
Título: O financiamento dos jogos universitários brasileiros: um olhar a partir das políticas públicas de esporte e lazer
Autor: Costa, Shayene Assis
Primeiro orientador: Oliveira, Valléria Araújo de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valléria Araújo de
Resumo: Resumo: Este trabalho situa-se no âmbito da pesquisa social e apresenta uma perspectiva descritiva-exploratória. Tem como objetivo central compreender o processo de financiamento das competições universitárias, especificamente o Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) nos anos de 2014 e 2015, a partir das Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Tem, ainda, como objetivos: identificar as leis que amparam o esporte e o lazer, verificar em que medida o financiamento do JUB’s cumpre os objetivos dessa competição elencada como esporte educacional e identificar os problemas existentes nessa competição. Esses apontamentos foram realizados através de um paralelo entre a organização das competições universitárias e da gestão nacional, regional e institucional, a partir de análise de documentos e entrevistas, gravadas e transcritas, com os responsáveis por essas organizações. Através deste trabalho podemos verificar que o dinheiro empenhado e destinado ao desporto universitário não corresponde aos valores executados, fator este que depende de uma burocracia bem como dos interesses da gestão, ocasionando o retorno do montante não utilizado para o Governo Federal ao final de cada ano. Além disso percebemos que existe um distanciamento da competição universitária com o esporte educacional. Por distanciamento entendemos que a competição apresenta características do esporte de rendimento quando na verdade deveria apresentar-se com os princípios educacionais apontados na Lei Pelé. Durante a construção deste trabalho percebemos que existem alguns entraves que dificultam a realização dos eventos nacionais e regionais, assim como, dificultam a participação de algumas instituições de ensino superior. Nos eventos nacionais a dificuldade está presente na escolha de uma cidade sede que seja capaz de atender todas as necessidades da competição. Já nos eventos regionais, o principal entrave é a participação das instituições de ensino superior, que em sua maioria não possuem políticas de esporte e não participam das competições. Institucionalmente, no caso da Universidade Federal de Goiás, a maior dificuldade é encontrar alunos que queiram se comprometer com um time universitário e que consiga conciliar a vida acadêmica com a vida esportista.
Palavras-chave: Financiamento
Políticas públicas de esporte e lazer
Competições universitárias
Esporte universitário
Jogos universitários brasileiros
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: COSTA, Shayene Assis. O financiamento dos jogos universitários brasileiros: um olhar a partir das políticas públicas de esporte e lazer. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12035
Data de publicação: Fev-2017
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Shayene Assis Costa - 2016.pdf940,81 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons