Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12118
Tipo do documento: TCC
Título: As diferentes percepções sobre o estágio no campo da saúde mental do curso de bacharelado em Educação Física da UFG
Autor: Souza, Laryanne Rodrigues de
Primeiro orientador: Wachs, Felipe
Primeiro membro da banca: Wachs, Felipe
Resumo: Caracterizada como um estudo de caso a partir da proposta de estágio da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás esta pesquisa teve como objetivo avaliar as percepções dos alunos matriculados na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II durante o processo de formação acadêmica da referida faculdade. A amostra foi escolhida a partir de sorteios, totalizando 14 estudantes que aceitaram a participar da pesquisa mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a produção de dados utilizou-se da entrevista semi-estruturada elaborada a partir de um roteiro contendo seis perguntas abertas. Cada pergunta possibilitou a criação de pontos de discussão e para cada um dos pontos foram traçadas linhas de análise do conteúdo ou da estrutura da fala de cada entrevistado. Os temas abordados nas entrevistas se relacionaram com as expectativas dos estudantes sobre o processo de estágio, bem como sua relação com as disciplinas, o estranhamento dos alunos sobre os locais de intervenção, as contribuições da Educação Física para o tratamento em saúde mental, as experiências adquiridas e a relação com a atuação em outras áreas, as experiências de estágio, possíveis problemas e por fim sugestões de mudanças no funcionamento do mesmo. Como resultado, inicialmente, foi constatado um grande estranhamento dos alunos, em realizar estágios nos serviços de saúde mental, pois quase todos não esperavam ter os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como local de intervenção. Entretanto, todos os estudantes compreenderam o estágio como um momento fundamental na graduação, de aquisição de conhecimento e espaço para novas experiências. A obrigatoriedade dos estágios em CAPS da FEFD é de suma importância, pois vai além do que é visto em outras faculdades, foge do modelo tecnicista, proporcionando experiências novas, com conhecimentos e troca de valores, que segundo os alunos, de modo geral, podem ser transmitidos para outras áreas de atuação.
Palavras-chave: Estágio
Educação Física
Saúde
Saúde mental
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física
Citação: SOUZA, Laryanne Rodrigues de. As diferentes percepções sobre o estágio no campo da saúde mental do curso de bacharelado em Educação Física da UFG. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12118
Data de publicação: 14-Jul-2017
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Laryanne Rodrigues de Souza - 2017.pdf871,08 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons