Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12130
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Percepções de alunos com síndrome de Down sobre o significado da dança |
Autor: | Gonçalves, Ingrid Danielle Crizóstomo |
Primeiro orientador: | Déa, Vanessa Helena Santana Dalla |
Primeiro membro da banca: | Déa, Vanessa Helena Santana Dalla |
Resumo: | A dança é uma forma de expressão corporal que carrega consigo uma história de um povo que a criou, onde os significados e sentidos são marcados por meio de movimentos e de ritmos, além de ser uma pratica corporal repleta de benefícios, como: condicionamento físico, alongamento, elasticidade, coordenação, equilíbrio, memoria, expressão, sociabilidade e autoestima. O objetivo dessa pesquisa é compreender como pessoas com síndrome de Down interpretam os significados de duas danças populares. Teve como objetivos específicos: analisar o comportamento de pessoas com síndrome de Down durante vivencias de aulas de hip hop e salsa; analisar se os depoimentos dos alunos após a prática têm relação com os significados e características dessas danças; e verificar as dimensões identificadoras da dança a partir dos depoimentos dos alunos com síndrome de Down procurando dimensões culturais, sociais e de atitudinais. Participaram da pesquisa 08 pessoas, dentre elas, adolescentes e adultos com síndrome de Down com idades entre 12 e 32 anos que participaram de uma aula de hip-hop e uma aula de salsa. Após a atividade foi realizado um grupo focal, por meio de uma questão norteadora que teve como objetivo avaliar a compreensão dos alunos sobre a dança apresentada e foi utilizado um diário de campo verificando as reações dos participantes ao participar das aulas. Pudemos verificar que os participantes com síndrome de Down demonstraram alegria em participar da atividade, com movimentos e expressões corporais de acordo com o ritmo apresentado e que apresentam percepções singulares, mas adequadas sobre o significado das danças vivenciadas. |
Palavras-chave: | Síndrome de Down Dança |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG) |
Nome do curso: | Educação Física |
Citação: | GONÇALVES, Ingrid Danielle Crizóstomo. Percepções de alunos com síndrome de Down sobre o significado da dança. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12130 |
Data de publicação: | Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCG - Educação Física - Ingrid Danielle Crizóstomo Gonçalves - 2017.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons