Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12159
Tipo do documento: Artigo
Título: Para onde estão indo as investigações sobre ensino de geografia no Brasil? um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo
Título(s) alternativo(s): Where is research on geography teaching in Brazil heading to? taking a look at its elements and status in the field
¿Para dónde están llendo las investigaciones sobre la enseñanza de geografía en Brasil? Uma mirada sobre los elementos de la investigación y del lugar que ella ocupa en ese campo
Autor: Cavalcanti, Lana de Souza
Resumo: O texto apresenta reflexões com base, sobretudo, em resultados de um estudo exploratório sobre o estado da arte da pesquisa sobre ensino no Brasil. Tal estudo teve como fonte principal de dados um levantamento de Teses e Dissertações nos Programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil. Para tanto, considerou-se o período de 2000 a 2015. Os resultados do estudo confirmam indicações de que essa área tem tido nas duas últimas décadas avanços significativos e consolidação como campo investigativo.
Abstract: This paper presents a discussion grounded mainly on results from an exploratory study on the state of the art of research on Geography teaching in Brazil. The study’s main source of data was a survey on theses and dissertations submitted to Brazilian postgraduate Geography programs from 2000 to 2015. Results confirm that the field of Geography teaching has advanced significantly in the last two decades and has consolidated itself in research.
El texto presenta reflexiones basadas, principalmente, en los resultados de un estudio exploratorio a respecto del estado actual de la investigación sobre la enseñanza en Brasil. Ese estudio tuvo como principal fuente de datos un análisis de las Tesis y disertaciones de los programas de Posgrado en Geografía en Brasil. Para eso, se consideró el período de 2000 a 2015. Los resultados del estudio confirman indicaciones de que el área ha tenido, en las dos últimas décadas, avances significativos y consolidación como campo investigativo.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Pesquisa
Pós-graduação em geografia
Geography teaching
Research
Postgraduate geography programs
Enseñanza de geografía
Investigación
Posgrado en geografía
País: Brasil
Instituição: Tadeu Alencar Arrais
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Citação: CAVALCANTI, Lana de Souza. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de geografia no Brasil? um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399- 419, set./dez. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/44546/22014>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/bgg.v36i3.44546
Identificador do documento: 10.5216/bgg.v36i3.44546
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12159
Data de publicação: Dez-2016
Aparece nas coleções:IESA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lana de Souza Cavalcanti – 2016.pdf918,04 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons