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Tipo do documento: Article
Título: Educação inclusiva: do paradigma da igualdade para o paradigma da diversidade
Título(s) alternativo(s): Inclusive education: from the equality paradigm to the diversity paradigm
Autor: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Bezerra, Claudia Santos Gonçalves Barreto
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre o tema educação inclusiva no contexto educacional, bem como os desafios ainda presentes na formação de professores para lidar com a diversidade nas salas de aula. O trabalho inicia-se com uma breve abordagem de termos relevantes sobre a concepção de educação inclusiva, a fim de situar o leitor nesse “novo” paradigma de educação, que pensa o contexto educacional como espaço de oportunidades de debates, de estilos e ritmos de aprendizagens diferentes. Por isso, abarca as concepções da educação inclusiva que prima para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais e para o favorecimento da construção de um projeto comum, no qual as diferenças sejam dialeticamente incluídas. Em seguida, é realizada uma análise acerca das políticas públicas que norteiam as práticas pedagógicas e a formação de professores para práticas inclusivas. Em última análise, o artigo aponta perspectivas para a efetivação de uma educação inclusiva por meio da valorização do profissional da educação e do respeito à diversidade humana. Nesse contexto, discutem-se os atuais projetos de formação docente que se apresentam em uma estrutura aligeirada do conhecimento, deixando de aprofundar conhecimentos que possibilitam ao docente vislumbrar um contexto mais amplo de conteúdos voltados para a grande diversidade que constitui o processo educacional numa perspectiva inclusiva.
Abstract: This article presents reflections on the theme of inclusive education in the educational context, and the challenges for teacher formation in dealing with diversity in the classroom. The study begins with a brief presentation of important terms on the conception of inclusive education, in order to situate the reader in this “new” educational paradigm, which sees the educational context as an opportune space for debate, different learning styles and rhythms. It incorporates the conceptions of inclusive education which prioritizes recognition of the other, dialogue between different social and cultural groups, fosters the building of a common project, in which differences are dialectically included. It then analyzes policies which underline pedagogical practices and the formation of teachers for inclusive practices. Finally, the article points to perspectives for bringing about inclusive education through the valorization of education professionals and respect for human diversity. In this context it discusses current projects for teacher formation presented in short courses, which do not provide in-depth knowledge for the teacher to visualize the broader context of content on greater diversity which constitutes the educational process from an inclusive perspective.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Práticas educacionais
Diversidade
Políticas públicas
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Unidade acadêmica: Centro de Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: REIS, Marlene Barbosa de Freitas; BEZERRA, Claudia Santos Gonçalves Barreto. Educação inclusiva: do paradigma da igualdade para o paradigma da diversidade. Polyphonía, v. 22, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/view/21207/12435>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1217
Data de publicação: 30-Jun-2011
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