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Tipo do documento: Article
Título: A língua Brasileira de Sinais como inclusão social dos surdos no sistema educacional
Título(s) alternativo(s): The Brazilian Sign Language as social inclusion of the deaf in the educational system
Autor: Barbosa, Leonarlley Rodrigo Silva
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão a partir de discussões teóricas sobre a importância da Libras nos espaços educacionais como forma de inclusão social dos surdos. Será abordado como era o processo de aquisição da língua de sinais no sistema educacional para os alunos surdos com os primeiros educadores da área, suas metodologias de ensino e o impacto dentro das escolas, articulando com pesquisas atuais, explanando a importância da língua de sinais no contexto social escolar do surdo. Tem como objetivo discutir e analisar a importância e o reconhecimento da Libras dentro da escola como língua natural da comunidade surda, respeitando o ser surdo e sua forma diferente de ver e analisar o mundo. Discutir sobre a importância de a escola oferecer aos alunos e demais pessoas da comunidade escolar o ensino da Libras para uma comunicação entre ouvintes e surdos de forma inclusiva no convívio escolar, não reduzindo somente à inclusão com presença de intérpretes. A partir dessa análise, conclui-se que, para tornar possível a inclusão entre surdos e ouvinte, é necessário conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a importância da presença de profissionais surdos no contexto escolar para que os alunos surdos tenham mais fluência de sua língua (Libras) e tenham contato com sua cultura, reconhecendo-se por meio do outro e expandindo a Libras, garantida pela Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002.
Abstract: This article reflects on theoretical discussions about the importance of the Brazilian Sign Language (Libras) in educational centers as a means of social inclusion of the deaf. It described the process of how deaf students learned sign language in the educational system with the first teachers in the field. It also analyzes its methodologies and impact on the schools, links up with current research and explains the importance of sign language in the educational social context of the deaf. It sets out to discuss and analyze the importance and recognition of Libras in the school as the natural language of the deaf community, and of respecting the deaf and their different way of seeing and analyzing the world. It discusses how important it is for the school to provide Libras classes to students and the school community as a means of communicating in an inclusive way between the deaf and hearers in the school community, and not reducing inclusion to the mere presence of interpreters. From this analysis, it was concluded that to bring about inclusion between the deaf and the hearer, it is necessary to know Libras and to have deaf professionals in the school environment, so that deaf students acquire greater fluency in sign language, have contact with their culture and get to know each other through others and extend the teaching of Libras as guaranteed by Decree 10.436, April 24, 2002.
Palavras-chave: Libras
Inclusão
Lei
Surdos
Escola
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Unidade acadêmica: Centro de Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: BARBOSA, Leonarlley Rodrigo Silva. A língua Brasileira de Sinais como inclusão social dos surdos no sistema educacional. Polyphonía, v. 22, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/view/21216/12444>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1218
Data de publicação: 30-Jun-2011
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