Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1220
Tipo do documento: Article
Título: Estudos sobre planejamento e designde módulo instrucional para o ensino de ciências para surdos
Título(s) alternativo(s): Studies on the planning and design of an instructional module for the science education of the deaf
Autor: Benite, Anna Maria Canavarro
Cardoso, Filipe de Souza
Resumo: Discorremos sobre o estudo do planejamento e designde um módulo instrucional para o ensino de ciências, especificamente para o ensino das propriedades de hidrocarbonetos para alunos surdos. Primeiramente, apresentamos uma discussão sobre a educação de surdos pautada por questões linguísticas, que envolvem o ensino da língua portuguesa e a língua de sinais. Descrevemos a estratégia de criação do módulo com base no sociointeracionismo. Para tanto, apresentamos o módulo elaborado a partir de observações participantes feitas numa turma de 3º ano do ensino médio da Associação dos Surdos de Goiânia. O designdo módulo tem por base diferentes formas de representação do conhecimento científico. Nossos resultados permitem inferir que a estratégia foi desenvolvida como ferramenta da ação mediada e como instrumento de explicação e previsão.
Abstract: This study discusses the planning and design of an instructional module for Science education, and in particular the teaching of the properties of hydrocarbons to deaf students. Firstly, it presents a discussion on education for the deaf based on linguistic issues which involve the teaching of the Portuguese and sign languages. It describes the strategy for creating the module based on social interaction, using participant observations made in a 3rd year high school class at the Goiânia Association for the Deaf. The module design is based on different ways to represent scientific knowledge. From the results it can be inferred that the strategy was developed as tool for mediating action and as a device for explanation and prediction.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação de surdos
Módulo instrucional
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Unidade acadêmica: Centro de Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: BENITE, Anna Maria Canavarro; CARDOSO, Filipe de Souza. Estudos sobre planejamento e designde módulo instrucional para o ensino de ciências para surdos. Polyphonía, v. 22, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/view/21217/12445>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1220
Data de publicação: 30-Jun-2011
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.