Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12201
Tipo do documento: Artigo
Título: Entre a oração e o shopping: anotações sobre a pauta do telejornalismo no natal
Título(s) alternativo(s): Between the prayer and the shopping: notes on the agenda of the broadcasting journalismin the christmas
Entre la oración y el shopping: notas sobre la agenda del periodismo en la televisión durante la navidad
Autor: Temer, Ana Carolina Rocha Pessoa
Santos, Marli dos Santos
Resumo: Este trabalho é parte de uma reflexão continuada sobre Comunicação e Jornalismo, desenvolvida a partir do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, da Faculdade de Comunicação e Informação da UFG, em parceria com o Grupo de Pesquisa Novas Práticas em Jornalismo do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. O foco da análise são as reportagens transmitidas pela Rede Globo de Televisão durante os meses de dezembro de 2013 e 2014, e o objetivo é apontar as contradições que cercam a cobertura jornalística neste período. A metodologia adotada foi a Análise de conteúdo, tendo como base a classificação de Tuchman e a tipologia de Temer, como fundamento para uma Leitura Crítica do conteúdo midiático. Verificou-se que o agendamento determina o conteúdo da cobertura, confirmando a dependência da pauta do telejornalismo ao previsível, e obedecendo rigorosamente a estética do entretenimento e do serviço, para fins de incentivo ao consumo. A conclusão é que no telejornalismo predomina a ressignificação do Natal como um momento de “comprar, presentear e festejar”, com pouco espaço para a religiosidade.
Abstract: This work is part of a continuing reflection on the communication and journalism, developed from the Laboratory for Critical Reading of the Media, da Faculdade de Comunicação e Informação da UFG, in collaboration with the Research Group New Practices in Journalism of the Postgraduate Program in Communication da UniversidadeMetodista de Sao Paulo.The aim of the analysis is the reports transmitted during the months of December of 2013 and 2014, in de Red Globo Television, and degoal is pointing out the contradictions on the media coverage during this period. The methodology adopted was the contend analysis, based on the Tuchman's classificacion and the typology of Temer for a Critical Reading of Media content. It was found that in the period of Christmas, the agenda determines the content of the coverage, confirming the dependence of the journalistic agenda on television to the predictable, strictly in accordance with the aesthetics of the entertainment and service, with the intention of encouraging consumption.The conclusion is that in the brazilian’s journalism on television dominates the resignificance of Christmas as a time of "buy, gifting and hold", with little space for religiosity.
Este trabajo es parte de una continua reflexión sobre la comunicación y el periodismo, desarrollado desde el Laboratorio de Lectura Crítica de los Medios, da Faculdade de Comunicação e Informação da UFG, en colaboración con el Grupo de Investigación Nuevas Prácticas en Periodismo del Programa de Postgrado en Comunicaciónda Universidade Metodista de São Paulo.El objetivo del análisis son los informes transmitidos durante los meses de diciembre de 2013 y 2014, con la intención de señalar las contradicciones en torno a la cobertura periodística durante este período.La metodología adoptada fue análisis de contenido, teniendo como base la clasificación de Tuchman y tipología de Temer, como la base para una lectura crítica de los contenidos de los mediosSe constató que en el periodo de la Navidad, la agenda determina el contenido de la cobertura, confirmando la dependencia dl periodismo en la televisión al previsible, estrictamente de acuerdo con la estética del entretenimiento y servicio, con la intención de alentar el consumo. La conclusión es que en periodismo en la televisión brasileña domina la re significación de la Navidad como un tiempo de "comprar, regalar y celebrar”, con poco espacio para la religiosidad.
Palavras-chave: Telejornalismo
Pauta jornalística
Rede Globo de Televisão
Agendamento
Natal
Broadcasting journalism
Agenda
Globo television network
Newsmaking
Christmas
Periodismo en la televisión
Red Globo de Televisión
Newsmaking
Navidad
Periodismo en la televisión
País: Brasil
Instituição: Claudomilson Fernandes Braga
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; SANTOS, Marli dos Santos. Entre a oração e o shopping: anotações sobre a pauta do telejornalismo no natal. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 19, n. 1, p.52-69,jan./jun. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/36378/21876>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ci.v19i1.36378
Identificador do documento: 10.5216/ci.v19i1.36378
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12201
Data de publicação: Jun-2016
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo- Ana Carolina Rocha Pessoa Tem - 2016.pdf733,99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons