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Tipo do documento: Artigo
Título: Comunicação pública, cidadania e Ministério Público: desafios na era da sociedade em rede
Título(s) alternativo(s): Public communication, citizenship and MP: challenges in web society era
Comunicación publica, ciudadania y MP: retos en la sociedad en red
Autor: Franco, Cristina Rosa
Mainieri, Tiago
Resumo: Comunicação pública e cidadania são conceitos que se aproximam, na medida em que a comunicação, dita pública, está enraizada na ideia de meio para a construção da cidadania. Aliado a estes conceitos está uma instituição singular no âmbito do sistema de justiça brasileiro, o Ministério Público, órgão que tem entre suas atribuições principais a defesa da cidadania. Assim, com base em dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, em pesquisa documental e na observação direta do Ministério Público de Goiás, pretende-se analisar os desafios da comunicação com o cidadão, tendo em vista os hábitos de consumo de mídia. Por fim, busca-se compreender quais as influências exercidas pela internet e as possibilidades de utilização desse meio para a comunicação pública.
Abstract: Public communication and citizenship are concepts that are very close. The way of the communication, such public, is rooted in the idea of means for the construction of citizenship . It is allied to these concepts is a unique institution in the field of Brazilian justice system, the Public Ministry, agency which has among its main functions the defense of citizenship. Then, based on database from the Brazilian Research Media 2014 on desk research and direct observation of the Public Ministry of Goiás, this article analyzes the challenges to communicate with the public, taking into account the habits media consumption. Finally, it seeks to understand what influences the internet and his potential use for public communication.
Comunicación pública y ciudadanía son conceptos que se aproximan, en la medida en que la comunicación, dicha pública, se arraiga en la idea de medio para la construcción de ciudadanía. Aliado a estos conceptos está una institución singular en el ámbito del sistema de justicia brasilero, el Ministério Público, órgano que tiene entre sus principales funciones la defensa de la ciudadanía. Así pues, con base en datos de la Investigación Brasilera de Medios 2014, en investigación documental y en la observación directa del Ministerio Público de Goiás, se pretende analizar los desafíos para comunicarse con los ciudadanos, teniendo en cuenta los hábitos de consumo de medios. Por último, se busca comprender cuáles son las influencias de Internet y sus posibilidades de utilización para la comunicación pública.
Palavras-chave: Comunicação pública
Cidadania
Internet
Ministério Público
Public communication
Citizenship
Public Ministry
Comunicación pública
Ciudadanía
País: Brasil
Instituição: Claudomilson Fernandes Braga
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Citação: FRANCO, Cristina Rosa; MAINIERI, Tiago. Comunicação pública, cidadania e Ministério Público: desafios na era da sociedade em rede. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 202-215, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/32575/17624>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/32575
Identificador do documento: 10.5216/32575
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12204
Data de publicação: Dez-2014
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