Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12209
Tipo do documento: Artigo
Título: A genética contra os crimes ambientais: identificação de madeira ilegal provenientes de unidades de conservação utilizando marcador molecular
Autor: Miranda, Núbia Esther de Oliveira
Almeida Júnior, Edivaldo Barbosa de
Collevatti, Rosane Garcia
Resumo: A perda acelerada da cobertura vegetal coloca em risco os recursos naturais e a diversidade biológica, além de afetar a produtividade econômica. Atualmente, a despeito da fiscalização para coibir a prática, grande parte dos desmatamentos são feitos de forma ilegal. Para auxiliar o ensino da Genética da Conservação e e Ecologia Molecular é proposta uma atividade que demonstra como o uso de marcador molecular, baseado no sequenciamento de DNA de cloroplasto, pode auxiliar na identificação de amostras apreendidas por órgãos ambientais para resolver e estabelecer provas em crimes ambientais envolvendo desflorestamentos. A atividade pode ser utilizada como simulação de aula prática ou como como uma atividade complementar à aula expositiva para alunos de ensino superior.
País: Brasil
Instituição: Sociedade Brasileira de Genética
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: MIRANDA, Núbia Esther de Oliveira; ALMEIDA JÚNIOR, Edivaldo Barbosa de; COLLEVATTI, Rosane Garcia. A genética contra os crimes ambientais: identificação de madeira ilegal provenientes de unidades de conservação utilizando marcador molecular. Genética na Escola, Ribeirão Preto, v. 9, n. 2, p. 124-135, abr. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12209
Data de publicação: Abr-2014
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Núbia Esther de Oliveira Miranda - 2014.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons