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Tipo do documento: Artigo
Título: Performance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígena
Título(s) alternativo(s): Performance and education: a reflection of kraho teachers about the inclusion of rites and songs in practices of indigenous education
Performance y educacion: una reflexion de maestros kraho sobre la incorporacion de ritos y cantos en la pratica de la educacion escolar indigena
Autor: Pechincha, MônicaThereza Soares
Resumo: Com o intuito de contribuir com a discussão da educação escolar indígena, este artigo pontua a reflexão de professores krahô1 sobre a incorporação de rituais e cantos – ações axiais em sua cultura – nas suas escolas e na construção própria de seus projetos pedagógicos. Apresenta, sucintamente, aspectos estilísticos e cosmológicos de sua performance e sua conexão com o que chamamos de “natureza” e “sobrenatureza”. A análise resulta de observações e reflexões conjuntas com professores krahô no contexto de sua formação no curso de Educação Intercultural na Universidade Federal de Goiás.
Abstract: In order to contribute to the discussion of indigenous education, this article comments the Krahô teacher’s reflection about incorporating their rituals and songs – axial actions in their culture – in their schools and in the very construction of their pedagogics projects. The text briefly presents stylistic and cosmological aspects of their performances and its connection with what we call “nature” and “supernatural”. The analysis is based on observations and reflections joint with Krahô teachers in the context of their academic studies in intercultural education in the Federal University of Goiás.
Con el fin de contribuir a la discusión de la educación escolar indígena, este artículo se ocupa de la reflexión de maestros Krahô acerca de la incorporación de su rituales y cantos – acciones axiales en su cultura – en sus escuelas y en la construcción autónoma de sus proyectos pedagógicos. Presenta brevemente los aspectos estilísticos y cosmológicos de su performance y su conexión con lo que llamamos “naturaleza” y “sobrenatural”. El análisis es producto de observaciones y reflexiones conjuntas con profesores Krahô en el contexto de su formación en el curso de Educación Intercultural en la Universidad Federal de Goiás.
Palavras-chave: Ritual
Cantos
Krahô
Educação escolar indígena
Songs
Indigenous education
Educación escolar indígena
País: Brasil
Instituição: João Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: PECHINCHA, MônicaThereza Soares. Performance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígena. Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 373-398, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41003/21434>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v41i2.41003
Identificador do documento: 10.5216/ia.v41i2.41003
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12218
Data de publicação: Ago-2016
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