Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12219
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | A escuta na formação inicial de professores de ciências – um olhar para Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Título(s) alternativo(s): | Listening in initial training of science teachers – a look at education for young people and adults program (EJA) Atención en la formación de los profesores de ciencias – una mirada para la educación de jóvenes y adultos (EJA) |
Autor: | Santos, Sayonara Martins dos Guimarães, Simone Sendin Moreira |
Resumo: | O presente trabalho se configura como recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas – noturno – da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa geral teve como objetivo compreender os limites e possibilidades do diálogo como estratégia na formação de professores de biologia para atuar na EJA. Nesse recorte contemplamos o objetivo específico de acompanhar a realização da disciplina de estágio, observando o diálogo como possibilidade de estratégia, com enfoque na categoria “saber escutar”. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise textual discursiva. Consideramos que a inserção do diálogo como estratégia na formação inicial permite um afastamento do modelo educacional bancário presente na formação de professores de Ciências/Biologia. |
Abstract: | This work is configured as clipping a master’s research, conducted in the
course of degree in Biological Sciences – Night, of the Federal University of Goiás.
The general research aimed to understand the limits and possibilities of dialogue as
a strategy in the training of biology teachers to work in adult education. In this cut it
was aimed to contemplate the specific purpose of monitoring implementation stage
of discipline, observing the dialogue as a possible strategy, focusing on listening skills
category. Data were transcribed and analyzed from the discursive textual analysis. We
believe that the inclusion of dialogue as a strategy in the initial formation allows a
departure from the educational model presented in teacher education of Biological
Sciences. Este trabajo se configura como un recorte de una investigación de maestría, llevado a cabo en el curso del grado en Ciencias Biológicas – nocturno de la Universidad Federal de Goiás. La investigación tuvo como objetivo comprender los límites y las posibilidades de diálogo como estrategia en la formación de los profesores de biología para trabajar en la EJA. En este recorte contemplamos el objetivo específico de acompañar el desarrollo de la asignatura de prácticas docentes, observando el diálogo como una estrategia posible, tomamos como foco la categoría “saber escuchar”. Los datos recogidos fueron transcritos y analizados a partir del análisis textual discursivo. Creemos que la inclusión del diálogo como estrategia en la formación inicial permite una alejamiento del modelo educativo bancario presente en la formación de profesores de Ciencias/Biología. |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores Diálogo Estratégia Saber escutar Educação de jovens e adultos Initial teacher education Dialogue Strategy Knowing how to listen Youth and adult education Formación inicial del profesorado Diálogo Estrategia Saber escuchar Educación de jóvenes y adultos |
País: | Brasil |
Instituição: | José Paulo Pietrafesa |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação - FE (RG) |
Citação: | SANTOS, Sayonara Martins dos; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. A escuta na formação inicial de professores de ciências – um olhar para educação de jovens e adultos (EJA). Inter-Ação, Goiânia, v .42, n. 2, p. 38-50, jan./abr. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44058/23205>. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.5216/ia.v42i1.44058 |
Identificador do documento: | 10.5216/ia.v42i1.44058 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12219 |
Data de publicação: | Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | FE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Sayonara Martins dos Santos - 2017.pdf | 123,5 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons