Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12219
Tipo do documento: Artigo
Título: A escuta na formação inicial de professores de ciências – um olhar para Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Título(s) alternativo(s): Listening in initial training of science teachers – a look at education for young people and adults program (EJA)
Atención en la formación de los profesores de ciencias – una mirada para la educación de jóvenes y adultos (EJA)
Autor: Santos, Sayonara Martins dos
Guimarães, Simone Sendin Moreira
Resumo: O presente trabalho se configura como recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas – noturno – da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa geral teve como objetivo compreender os limites e possibilidades do diálogo como estratégia na formação de professores de biologia para atuar na EJA. Nesse recorte contemplamos o objetivo específico de acompanhar a realização da disciplina de estágio, observando o diálogo como possibilidade de estratégia, com enfoque na categoria “saber escutar”. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise textual discursiva. Consideramos que a inserção do diálogo como estratégia na formação inicial permite um afastamento do modelo educacional bancário presente na formação de professores de Ciências/Biologia.
Abstract: This work is configured as clipping a master’s research, conducted in the course of degree in Biological Sciences – Night, of the Federal University of Goiás. The general research aimed to understand the limits and possibilities of dialogue as a strategy in the training of biology teachers to work in adult education. In this cut it was aimed to contemplate the specific purpose of monitoring implementation stage of discipline, observing the dialogue as a possible strategy, focusing on listening skills category. Data were transcribed and analyzed from the discursive textual analysis. We believe that the inclusion of dialogue as a strategy in the initial formation allows a departure from the educational model presented in teacher education of Biological Sciences.
Este trabajo se configura como un recorte de una investigación de maestría, llevado a cabo en el curso del grado en Ciencias Biológicas – nocturno de la Universidad Federal de Goiás. La investigación tuvo como objetivo comprender los límites y las posibilidades de diálogo como estrategia en la formación de los profesores de biología para trabajar en la EJA. En este recorte contemplamos el objetivo específico de acompañar el desarrollo de la asignatura de prácticas docentes, observando el diálogo como una estrategia posible, tomamos como foco la categoría “saber escuchar”. Los datos recogidos fueron transcritos y analizados a partir del análisis textual discursivo. Creemos que la inclusión del diálogo como estrategia en la formación inicial permite una alejamiento del modelo educativo bancario presente en la formación de profesores de Ciencias/Biología.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Diálogo
Estratégia
Saber escutar
Educação de jovens e adultos
Initial teacher education
Dialogue
Strategy
Knowing how to listen
Youth and adult education
Formación inicial del profesorado
Diálogo
Estrategia
Saber escuchar
Educación de jóvenes y adultos
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: SANTOS, Sayonara Martins dos; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. A escuta na formação inicial de professores de ciências – um olhar para educação de jovens e adultos (EJA). Inter-Ação, Goiânia, v .42, n. 2, p. 38-50, jan./abr. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44058/23205>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v42i1.44058
Identificador do documento: 10.5216/ia.v42i1.44058
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12219
Data de publicação: Abr-2017
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sayonara Martins dos Santos - 2017.pdf123,5 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons