Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12229
Tipo do documento: TCC
Título: Relação entre o desempenho financeiro, avaliação de desempenho e remuneração de executivos nos bancos brasileiros de capital aberto
Título(s) alternativo(s): Relationship between financial performance, performance appraisal and executive compensation in brazilian publicly-held banks
Autor: Sousa, Caio Freire de
Primeiro orientador: Silva, Julio Orestes da
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiz Carlos da Silva
Cunha, Moisés Ferreira da
Silva, Julio Orestes da
Resumo: O cenário do setor bancário brasileiro têm se tornado gradativamente mais competitivo, com bancos buscando maior captação de clientes, diversificando os serviços oferecidos, almejando maiores índices de lucratividade e buscando conquistar maiores parcelas de mercado. Dessa forma, cresce exponencialmente o interesse das companhias em implementar medidas de avaliação de desempenho para controlar a obediência dos diversos componentes da empresa a estratégia adotada e consequentemente obter melhores níveis de performance individuais, em grupo ou organizacionais. Sob essa perspectiva, cresce a importância dos bancos oferecerem pacotes de remuneração estruturados, visando alinhar o interesse de seus executivos com os da organização e incentivá-los a gerar bons resultados para a companhia e consequentemente para eles. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi verificar a relação do desempenho financeiro com a avaliação de desempenho e a remuneração de executivos nos bancos brasileiros de capital aberto. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se a técnica de regressão linear múltipla para testar uma amostra de 23 bancos, com o horizonte temporal de seis anos, de 2010 a 2015. Os dados foram obtidos através dos softwares SiNC – Sistema de Informações Corporativas e Economática, e pela leitura dos formulários de referência divulgados pelas companhias junto a Comissão de Valores Mobiliarios (CVM). Com base nos resultados da pesquisa foi possível inferir a existência de relação entre a remuneração recebida pelos componentes da diretoria estatutária e o desempenho financeiro dos bancos brasileiros de capital aberto, visto que tanto a remuneração total média, quanto a proporção da remuneração variável mostraram estar diretamente relacionadas com as variáveis de desempenho. No entanto não foi possível identificar relação entre as medidas de avaliação de desempenho e os indicadores de performance utilizados, já que na maioria dos casos não houve relação estatisticamente significativa entre as mesmas.
Palavras-chave: Desempenho financeiro
Avaliação de desempenho
Remuneração de executivos
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SOUSA, Caio Freire de. Relação entre o desempenho financeiro, avaliação de desempenho e remuneração de executivos nos bancos brasileiros de capital aberto. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12229
Data de publicação: 10-Jul-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Caio Freire de Sousa - 20171,12 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.