Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1228
Tipo do documento: Article
Título: A visão do bioma Cerrado no ensino fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino
Título(s) alternativo(s): The view of the Cerrado biome in primary education in the municipality of Goiânia and its relation to the textbooks used for teaching
Autor: Guimarães, Lorena Dall’Ara
Laranjeiras, Daniel Orsi
Santos, Marcela Peixoto dos
Costa, Taís Borges
Resumo: Este estudo objetivou avaliar o grau de informação dos alunos do Ensino Fundamental sobre o bioma Cerrado e, além disso, propôs verificar a existência, ou não, de diferenças entre a percepção dos alunos de escolas públicas e de escolas particulares sobre este tema. Avaliouse, ainda, a abordagem dos livros, adotados por estas escolas como instrumento de ensino, relacionando-os com a percepção dos alunos. Não foi observada diferença entre as escolas públicas e particulares em relação ao número de acertos por questionário. Dentre as escolas particulares, a categoria do bioma mais citada foi a descrição do Cerrado com árvores pequenas e troncos retorcidos. Para as escolas públicas a categoria mais citada foi a valorização do bioma. A partir da análise dos livros didáticos, verificou-se que os tópicos mais abordados nestes são: solo, vegetação e localização geográfica. Os temas conservação e biodiversidade apresentam uma abordagem superficial. A maioria dos livros cita a área de ocorrência do Cerrado restrita à porção central do Brasil e a definição do clima do bioma é, às vezes, confusa. A diferença entre Cerrado e Savana é um assunto ambíguo nos livros e o tema fogo no Cerrado é pouco abordado.
Abstract: The aim of this study was to evaluate primary school students’ information levels on the Cerrado biome and also to see if there are differences between the perceptions of public and private school students on this issue. The approaches of the textbooks adopted by these schools as a teaching tool were also evaluated and related to the students’ perceptions. There was no difference between public and private schools in the number of correct answers per questionnaire. Among private schools, the most frequently cited category of the biome was the description of the Cerrado as having small trees with twisted trunks, while for public schools it was an appreciation of the biome. An analysis of the textbooks found that the most frequently addressed topics are: soil, vegetation and geographic location. Conservation and biodiversity are treated superficially. Most of the books restrict the Cerrado to central Brazil and the definition of the climate of the biome is sometimes confusing. In the textbooks the difference between Cerrado and Savanna is ambiguous and the theme of fire in the Cerrado is rarely addressed.
Palavras-chave: Bioma
Cerrado
Percepção
Informação
Alunos
Instituição: Maria de Fátima Cruvinel
Unidade acadêmica: Centro de Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Citação: GUIMARÃES, Lorena Dall’Ara; LARANJEIRAS, Daniel Orsi; SANTOS, Marcela Peixoto dos; COSTA, Taís Borges. A visão do bioma Cerrado no ensino fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino. Polyphonía, v. 21, n. 1, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/view/16307/9938>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1228
Data de publicação: 30-Jun-2010
Aparece nas coleções:CEPAE - Artigos publicados em periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.