Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12474
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensinando matemática através de atividades lúdicas
Autor: Fischer, Marlise
Goulart, Grace Kelly Souza Carmo
Goulart, Claudiney
Resumo: O presente artigo descreve o desenvolvimento de uma Proposta Pedagógica que tratou de atividades lúdicas no ensino da matemática. Ela foi realizada em uma turma de 8a série do ensino fundamental, na escola Instituto Samuel Graham, no ano de 2004. Com o tema “Ensinando Matemática Através de Atividades Lúdicas”, foram desenvolvidos os seguintes conteúdos de geometria: áreas de figuras planas, perímetro e área do círculo e volume de sólidos geométricos. A partir destes conteúdos, procuramos desenvolver jogos pedagógicos, por meio de malhas quadriculadas (papel milimetrado e geoplano), recortes de cartolina e material dourado, e jogos de treinamento, isto porque Araújo (2000) afirma que essas atividades geram prazer, equilíbrio emocional, levam o aluno à autonomia sobre seus atos e pensamentos e contribui para o desenvolvimento social. Além disso, tornam as aulas dinâmicas e prazerosas facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Nossa proposta foi norteada pelos seguintes objetivos: levar o aluno a fixar conceitos já ministrados, fazer com que o aluno deixe de ser um memorizador de fórmulas e através da dedução possa aprendê-las e entendê-las, para então motivar os alunos a uma nova aprendizagem. E para que esses objetivos fossem alcançados, procuramos buscar, através de nossa prática pedagógica, uma nova sala de aula onde valoriza-se o aluno, sua realidade, suas inteligências múltiplas, suas concepções prévias, atendendo a um novo cenário educacional, recriando novas formas de aprender.
Abstract: This article describes the development of a pedagogic proposal that dealt with gamelike activities in the mathematics teaching. It was carried out in an 8th grade class of junior high school (secondary school) in the school Instituto Samuel Graham, in 2004. With the theme “teaching mathematics through playful activities”, the following content of geometry was developed: areas of that shapes, perimeter and area of circles and volume of geometric solids. Starting from this content, we tried to develop pedagogic games, through squared meshes/paper (milimetric paper and geoplane), slips of card and gold material, as well as games of training. We used this procedures accoding to Araujo (2000), who affirms that these activities produce pleasure, emotional balance, lead the student to autonomy about his/her acts and thoughts and contribute to social development. Besides, these activities make the classes dynamic and pleasurable, facilitating the process of leading the student to reinforce content that has already been given, to make the student stop memorizing formulas and through the deduction he/she to learn and understand them, in order to motivate the students to a new learning process. To achieve these goals, we tried, through our pedagogic practice, to look for a new class where the student and his/her reality are valued, as well as his/her multiple intelligences, previous conceptions, attending a new educational setting, recreating new ways of learning.
Palavras-chave: Atividades lúdicas
Ensino de matemática
Jogos
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: FISCHER, Marlise ; GOULART, Grace Kelly Souza Carmo; GOULART, Claudiney. Ensinando matemática através de atividades lúdicas. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 2, n. 1, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i2.187
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i2.187
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12474
Data de publicação: Jul-2006
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Claudiney Goulart - 2006.pdf347,68 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons