Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12486
Tipo do documento: Artigo
Título: Programação linear: uma contextualização a partir de sistemas lineares
Título(s) alternativo(s): Linear programming: a contextualization by using linear systems
Autor: Lyra, Marcelo Simplício de
Queiroz, Thiago Alves de
Resumo: Neste artigo é apresentado uma proposta de introdução da programação linear no ensino médio considerando os métodos de ensino, o perfil do professor, o perfil do estudante e a não flexibilização do currículo escolar. Essa proposta veio como resultado de uma pesquisa de pós-graduação nível Stricto Sensu, que trata de problemas simples para incentivar o estudante a conhecer a Programação Linear de forma contextualizada a conteúdos já conhecidos, como resolução de sistemas lineares. O incentivo é mostrar ao estudante a gama de problemas reais que podem ser resolvidos usando Programação Linear, com a aplicação de métodos para lidar com sistemas de equações lineares e o apoio de softwares matemáticos. Apesar da proposta não ter sido aplicada em sala de aula, estima-se que o aluno será capaz de compreender de forma contextualizada onde se aplica sistemas lineares, a importância da modelagem matemática e a necessidade de utilizar um software para resolver problemas de grande porte.
Abstract: This paper presents a proposal for the introduction of linear programming in high school considering teaching methods, the teacher and student profiles, and a non-flexibilization of the curriculum. This proposal came as a result of a Stricto Sensu research, which deals with simple problems that encourage high school students to understand Linear Programming by means of a contextualization of studied topics, as resolution of linear equations. The aim is to show to these students the range of real-world problems that can be solved using Linear Programming, with the application of methods to solve systems of linear equations and the support of mathematical softwares. The proposal presented here has not been applied in classrooms yet, but it is expected that students will be able to understand in a contextualized view where linear systems can be applied, the importance of mathematical modeling and the need of to use a mathematical software to solve real big data problems.
Palavras-chave: Ensino médio
Equações lineares
Otimização
Software
High school
Linear equations
Optimization
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: LYRA, Marcelo Simplício de; QUEIROZ, Thiago Alves de. Programação linear: uma contextualização a partir de sistemas lineares. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37, ed. esp., p. 103-112, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5902/2179460X14491
Identificador do documento: 10.5902/2179460X14491
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12486
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Thiago Alves de Queiroz - 2015.pdf654,98 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons