Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12532
Tipo do documento: TCC
Título: Colite Ulcerativa em atividade: avaliação nutricional, da qualidade de vida e funcional do paciente em atendimento ambulatorial
Título(s) alternativo(s): Ulcerative College in activity: nutritional evaluation of the quality of life and functional of the patient in ambulatorial attendance
Autor: Costa, Geame Fialho da
Oliveira, Tayrine de
Primeiro orientador: Stringhini, Maria Luiza Ferreira
Primeiro membro da banca: Stringhini, Maria Luiza Ferreira
Gil, Maria de Fátima
Almeida, Géssica Mércia de
Resumo: Doenças Inflamatórias Intestinais são distúrbios inflamatórios crônicos e recidivantes, representados, principalmente, pela Colite Ulcerativa e pela Doença de Crohn. Estas doenças acometem o aparelho digestivo e podem levar a consequências danosas ao estado nutricional e à qualidade de vida do paciente. Objetivo: Determinar o estado nutricional, a qualidade de vida e a capacidade funcional de pacientes em fase ativa da Colite Ulcerativa, em atendimento ambulatorial no Hospital das Clínicas de Goiânia, Goiás. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto, transversal realizado com pacientes (n=9) com colite ulcerativa, em fase ativa, acompanhados no ambulatório de gastroenterologia do Hospital das Clínicas de Goiânia. Foram avaliados dados antropométricos (circunferência do braço e índice de massa corporal), recordatório alimentar de 24 horas, realizada avaliação da composição corporal, aplicado questionário de qualidade de vida SF 36 e Algofuncional de Lequesne e realizada avaliação funcional pela força do aperto de mão. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital das Clínicas, sob o número de registro 1.745.720/2016. Resultados: Foram avaliados 9 pacientes com colite ulcerativa ativa, de ambos os sexos, com idade média de 49,78 anos, procedentes do estado de Goiás. O estado nutricional, segundo Índice de Massa Corporal, mostrou que 78% dos pacientes apresentava excesso de peso. Entretanto, segundo avaliação da composição corporal, os pacientes apresentaram baixa massa muscular e percentual de gordura acima dos limites recomendados. A força do aperto de mão dominante caracterizou risco de desnutrição em 89% dos pacientes e da mão não dominante 78% dos pacientes apresentaram risco de desnutrição, o que foi confirmado pela avaliação da ingestão energética inferior ao recomendado, verificada por meio do recordatório de 24 horas. Aspectos relacionados à qualidade de vida dos pacientes sofreram alterações significativas. Conclusão: A avaliação do estado nutricional dos pacientes atendidos no ambulatório de gastroenterologia do Hospital das Clínicas de Goiânia demonstrou prevalência de indivíduos com excesso de peso e gordura corporal, a qualidade de vida de pacientes com Colite Ulcerativa em fase ativa demonstrou-se alterada e a força do aperto de mão pareceu superestimar a classificação de risco de desnutrição.
Palavras-chave: Aperto de mão
Avaliação nutricional
Doenças inflamatórias intestinais
Qualidade de vida
Nutrition assessment
Intestinal inflammatory disease
Quality of life
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Nutrição - FANUT (RG)
Nome do curso: Nutrição (RG)
Citação: COSTA, Geame Fialho da; OLIVEIRA, Tayrine de. Colite Ulcerativa em atividade: avaliação nutricional, da qualidade de vida e funcional do paciente em atendimento ambulatorial. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12532
Data de publicação: 8-Jul-2017
Aparece nas coleções:FANUT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Nutrição - Geame Fialho da Costa - 2017.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.