Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12705
Tipo do documento: Artigo
Título: A dialética inclusão/exclusão na experiência do programa UFGInclui
Título(s) alternativo(s): The dialectic inclusion/exclusion in experience of the UFGInclui program
Autor: Resende, Anita Cristina Azevedo
Queiroz, Edna Mendonça Oliveira
Faria, Gina Glaydes Guimarães
Resumo: Apresenta uma análise dos dados da pesquisa “As contas da dialética inclusão/exclusão: a experiência das cotas na UFG”, em desenvolvimento na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o objetivo de apreender as mediações e os processos implicados nessa dialética a partir da experiência dos alunos ingressantes em 2009 pelo Programa UFGInclui. A pesquisa revela tendências que apontam – por dentro do próprio grupo dos estudantes ingressantes pelo Programa UFGInclui – que a desigualdade socioeconômica e suas consequências se recolocam, acentuando-se e expressando novos patamares de exclusão. Assim, entre os “excluídos”, a exclusão se reproduz e a inclusão se efetiva de maneira desigual.
Abstract: This article presents an analysis of the data from the research “The accounts of dialectic inclusion/exclusion: the experience of the quotas in UFG” undergoing in the Education College at the Federal University of Goiás (UFG), with the purpose of understanding the mediations and the proces- ses involved in this dialectic, from the experience of students entering, in 2009, through the UFGInclui Program. The research revealed trends that suggest that – within the group of students who were admitted through the UFGInclui Program – the socio-economic inequality and its consequences reset themselves, aggravating and expressing new levels of exclusion. Therefore, among the “excluded”, the exclusion reproduces itself, and the inclusion is achieved unevenly.
Palavras-chave: Ações afirmativas
Dialética inclusão/exclusão
Programa UFGInclui
Affirmative action
Inclusion/exclusion dialectic
UFGInclui program
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: RESENDE, Anita Cristina Azevedo; OLIVEIRA, Edna Mendonça; FARIA, Gina Glaydes Guimarães. A dialética inclusão/exclusão na experriência do UFGInclui. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 233, p. 120-134, jan./abr. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.24109/2176-6681.rbep.93i233.462
Identificador do documento: 10.24109/2176-6681.rbep.93i233.462
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12705
Data de publicação: 2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Anita Cristina Azevedo Resende - 2012.pdf677,48 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons