Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12708
Tipo do documento: Artigo
Título: Alguns efeitos do discurso da ciencia na atualidade
Título(s) alternativo(s): Some effects of the science discourse on the present moment
Autor: Burgarelli, Cristóvão Giovani
Ribeiro, Pollyanna Rosa
Resumo: Este artigo pretende discutir um dos des- dobramentos da cie ncia em especial: a tecnocie ncia, considerada aqui como marca da contemporaneidade que dita o impera- tivo da técnica e de seu aparato como aquilo que, supostamente, a tudo responde, preen- che e satisfaz. O meio acade mico, inserido no contexto cultural atravessado pela lógica tecnocient ́fica, na o está livre de seus efeitos e da dina mica consumista que tende a consi- derar o saber como um bem de consumo. Ao contrário, tanto as escolas quanto as universi- dades aderem a essa lógica e expulsam de seu arcabouço a possibilidade de subjetiva- ça o, ou seja, o modo singular de um sujeito se haver, diferentemente, com as marcas que o constituem.
Abstract: The aim of this article is to discuss one of the revelations of science, particularly techno-science. Here it is considered to be a milestone in contemporaneousness, which dictates the imperative of the technique and its grandeur as that which supposedly answers, fills and satisfies all. The academic milieu, rooted in the cultural context pierced through by techno-scientific logic, is not free of its effects, or of the consumer dynamic which tends to consider knowledge as a consumer good. On the contrary, both scho- ols and universities adhere to this logic and expel from their framework the possibility of subjectivation, that is, the manner proper to a subject of settling accounts differently, with the marks which constitute it.
Palavras-chave: Tecnociencia
Subjetivação
Discurso pedagógico
Techno-science
Pedagogical discourse
Subjectivation
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: BURGARELLI, Cristóvão Giovani; RIBEIRO, Pollyanna Rosa. Alguns efeitos do discurso da ciencia na atualidade. Revista Educação em Questão, Natal, v. 38, n. 24, p. 34-56, maio/ago. 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12708
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cristovão Giovani Burgarelli - 2010.pdf162,01 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons