Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12709
Tipo do documento: Artigo
Título: Desejo de encadear letras
Título(s) alternativo(s): A desire to enchain letters
Autor: Burgarelli, Cristóvão Giovani
Resumo: Este texto se propõe pensar algumas questões sobre a entrada da criança em processo de alfabetização na leitura e na produção textual. Partindo da discussão sobre a relação entre a criança, o professor e o texto, busca-se uma articulação entre essas três instâncias e o conceito de inconsciente, cuja estrutura é a da linguagem. Situando-se, por fim, que se trata da constituição de um sujeito desejante, serão privilegiados os conceitos psicanalíticos de pulsão, escrita e letra.
Abstract: This text proposes to think through some issues round the introduction to reading and writing of the child who is being made literate. Starting out from a discus- sion of the relationship between child, teacher and text, it will seek to articulate these three instances and the concept of the unconscious, whose structure is that of language. Finally, situating itself where the building of a desiring subject occurs, it will prioritize the psychoanalytical concepts of pulsation, writing and letter.
Palavras-chave: Escrita
Leitura
Pulsão
Desejo
Letra
Writing
Reading
Pulsation
Desire
Letter
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: BURGARELLI, Cristóvão Giovani. Desejo de encadear letras. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 229-238, abr. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0102-46982009000100013
Identificador do documento: 10.1590/S0102-46982009000100013
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12709
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cristóvão Giovani Burgarelli - 2009.pdf147,61 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons