Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12712
Tipo do documento: Artigo
Título: Literatura para literaturar
Título(s) alternativo(s): Literature for bearing the letter
Autor: Burgarelli, Cristóvão Giovani
Resumo: Este artigo pretende, com base nas concepções de- preendidas da psicanálise sobre discurso e sujeito, discutir a função da lite- ratura, principalmente quando se a propõe como atividade nas escolas. Após afirmar que a litera- tura se diferencia da ciên- cia exatamente porque ela, ao contrário desta se- gunda, assume-se como discurso, caminho para a conclusão de que, ao to- mar a literatura pela lente dos chamados métodos de ensino, a escola acaba por subordiná-la ao dis- curso científico-pedagógi- co, quando não por ani- quilá-la.
Abstract: This article aims to discuss the function of literature, mainly when it is proposed as an activity in schools, on the basis of some inferred con- ceptions of discourse and sub- ject of Psychoanalysis. After taking the assumption that the literature differentiates from science exactly because it con- siders itself as discourse, I conclude that when the litera- ture is taken by the lens of the so called teaching metho- ds, the school subordinates the literature to the scientific-pe- dagogical discourse and the school might aniquilated it.
Palavras-chave: Literatura
Escola
Ciência
Discurso
Prazer
Literature
School
Science
Pleasure
Discourse
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: BURGARELLI, Cristóvão Giovani. Literatura para literaturar. Estilos da Clínica, São Paulo, n. 10, n.18, p. 54-59, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.11606/issn.1981-1624.v10i18p54-59
Identificador do documento: 10.11606/issn.1981-1624.v10i18p54-59
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12712
Data de publicação: 2005
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cristóvão Giovani Burgarelli - 2005.pdf111,74 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons