Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12745
Tipo do documento: Artigo
Título: O perfil fundiário do assentamento rural João de Deus e os reflexos no sistema de produção
Título(s) alternativo(s): The land ownership profile in João de Deus colony and Implication to the production system
Autor: Pinheiro, Ana Maria
Marin, Joel Orlando
Resumo: O presente trabalho foi realizado com base em dados levantados no Projeto de Assentamento Rural João de Deus, município de Silvânia, Estado de Goiás, com o objetivo de descrever e analisar o processo de implantação do assentamento, uma vez que o seu perfil fundiário apresenta as parcelas de terra com variações significativas, com lotes de 5 a 64 hectares por família. O procedimento de distribuição dos lotes não obedeceu a uma racionalidade coerente com as especificidades geofisicas, agroecológi­cas e com as especificidades da população assentada, no que diz respeito especialmente à,composição familiar. No processo de implantação do projeto identifica-se o protecionismo do INCRA em relação, principalmente, aos fazendeiros e políticos da região. Analisaram-se os reflexos na produção, como o abandono de cultivares melhoradas, as formas de arrendamento de terras, o sistema de meação e de aluguel de pastos fora do assentamento, bem como acentuado processo de evasão rural por familiares que ficam limitados quanto às opções de expansão e de modalidades de produção.
Abstract: The work was performed based on lhe data collected in João de Deus rural settlement, ai Silvânia, Goiás State. It searches to describe and analyse lhe settlement implementation process, once lhe land ownership profiles present land plots wilh significant variations, from 5 to 64 hectares per family. The lots distribution procedure did not follow coherent rationality of site geophysical and agroecological specification and settled population, specially about family composition. ln lhe process of project implementation INCRA protecionism is identified in relation, mainly, to large land owners and politicians in the region. It was anlysed lhe implications to production, as lhe avoídance of improved varieties, land rent contracts, land partnership, outside pasture rentals and aa:entuated rural evasion by family members, who become limited about the production expansion modes.
Palavras-chave: Reforma agrária
Estrutura agrária
Agrarian reform
Agrarian structure
País: Brasil
Instituição: Antônio Henrique Garcia
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos - EAEA (RG)
Citação: PINHEIRO, Ana Maria; MARIN, Joel Orlando. O perfil fundiário do assentamento rural João de Deus e os reflexos no sistema de produção. Anais da Escola de Agronomia e Veterinária, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 15-28, jan./jun. 1997. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/pat/article/view/2949/2995>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12745
Data de publicação: Jun-1997
Aparece nas coleções:EA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Maria Pinheiro - 1997.pdf505,38 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons