Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12753
Tipo do documento: Artigo
Título: Repensando a formação de professores
Título(s) alternativo(s): Rethinking teacher education
Autor: Coêlho, Ildeu Moreira
Resumo: Este texto mostra como concepções presentes no debate da escola no Brasil são inseparáveis de idéias de saber e de práticas escolares centradas na distribuição e apropriação do saber sistematizado para a consecução de objetivos pragmáticos. A escola perde então seu sentido intrínseco e autonomia, ficando subordinada a algo que se situa fora e acima dela mesma. O sentido da formação de professores se transforma, adequando-se a essas concepções e práticas. São visíveis o estreitamento e o empobrecimento da educação, da escola, da formação humana, cultural, e dos cursos de licenciaturas no sentido do prático, do útil, da instrumentalização. Novos conceitos e práticas de educação, cultura, escola, universidade, ensino, aprendizagem e formação são concretamente possíveis e começam a surgir.
Abstract: This text shows how conceptions present in the debate of school in Brazil are inseparable from ideas of knowledge and schooling practices centered in the distribution and appropriation of systematized knowledge for the achievement of pragmatic aims. In this context, the school loses its intrinsic sense and its autonomy, becoming subordinated to external factors, and the meaning of teacher education conforms itself to these conceptions and practices. The emphasis on the practical, the useful, and the instrumentalization brings about the narrowing and the impoverishment of education, of school, of human and cultural education, and of university teacher education courses. Nevertheless, new concepts and practices of education, culture, school, university, teaching, learning, and teacher education are concretely possible and start to arise.
Palavras-chave: Sentido da educação e da escola
Meaning of education and school
Formação de professores
Trabalho intelectual
Sujeito da cultura e do saber
Teacher education
Subject of culture and knowledge
Intellectual work
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: COELHO, Ildeu M. Repensando a formação de professores. Nuances, Presidente Prudente, v. 9, n. 9/10, p. 47-63, jan./dez. 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12753
Data de publicação: Dez-2003
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ildeu Moreira Coêlho - 2003.pdf90,6 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons