Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12773
Tipo do documento: Artigo
Título: Mestres de caixa e viola
Autor: Pessoa, Jadir de Morais
Resumo: O texto tem como premissa a consideração de que o maior volume de escritos sobre educação popular deriva de um esforço de inúmeros pesquisadores em análises e reflexões sobre as práticas de su- jeitos individuais e coletivos, visando, sobretudo, a conscientização de grupos subalternos quanto às causas das respectivas situações de pobre- za e desassistência. Tais escritos, em geral, têm em vista, também, a su- peração dessa mesma condição, por meio da escolarização de jovens e adultos, de ações no âmbito da cultura popular, da formação política e da mobilização de comunidades. Via de regra, não se tem levado em conta que, de muitas maneiras, sujeitos e grupos constroem formas próprias de coesão social que são essencialmente produção de sentidos e de saberes. Isso se dá de modo expressivo nas danças, nos folguedos e nas manifestações coletivas da religiosidade popular. Um exemplo, proposto neste texto, é o caso das folias de reis, em que os agentes do ritual fazem esta comunicação de sentidos e saberes, inclusive, de casa em casa, ao visitarem anualmente os moradores devotos.
Palavras-chave: Educação popular
Folia de Reis
Saberes populares
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: PESSOA, Jadir de Morais. Mestres de caixa e viola. Cadernos do CEDES, Campinas, v. 27, n. 71, p. 63-83, jan./abr. 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12773
Data de publicação: Abr-2007
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Jadir de Morais Pessoa - 2007.pdf171,79 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons