Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12780
Tipo do documento: Artigo
Título: Outro ensino médio é possível? Reforma e políticas de formação e valorização docente em questão
Título(s) alternativo(s): Another high school is possible? Reform, training policies and valuation teachers in question
Autor: Oliveira, João Ferreira de
Nicolodi, Elaine
Resumo: Este artigo analisa alguns dos elementos básicos da reforma do ensino médio a partir dos anos 1990, destacando, sobretudo, a problemática da for- mação e da valorização dos professores. Duas são as questões que norteiam a exposição: as políticas em curso no Brasil vêm indicando concretamente a possi- bilidade de outro ensino médio? A formação e a situa- ção atual dos professores permitem pensar em outro projeto formativo para o ensino médio? O propósito é contribuir com as reflexões acerca da implantação de um ensino médio de qualidade para todos no contexto da obrigatoriedade e da gratuidade prevista na Emen- da Constitucional no 59/2009.
Abstract: This article examines some of the basic elements of education reform average from the year 1990, emphasizing especially the issue of training and enhancement of teachers. There are two issues that guide exposure: current policies in Brazil have indicat- ed specifically the possibility of another high school? The formation and current situation of teachers may suggest another project training for high school? The purpose is to contribute to the reflections on the im- plementation of a quality school for all in the context of the mandatory gratuity provided in Constitutional Amendment n. 59/2009.
Palavras-chave: Ensino médio
Formação e valorização de professores
Educação básica
Reforma
Qualidade
High school
Teacher training and development
Reform
Quality
Basic education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: OLIVEIRA, João Ferreira de; NICOLODI, Elaine. Outro ensino médio é possível? Reforma e políticas de formação e valorização docente em questão. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 131-142, jan./jun. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12780
Data de publicação: Jun-2012
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - João Ferreira de Oliveira - 2012.pdf275,21 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons