Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12781
Tipo do documento: Artigo
Título: A avaliação da educação superior no contexto das reformas e políticas educacionais
Título(s) alternativo(s): Evaluation of higher education in the context of reforms and educational policies
Evaluación de la educación superior en el contexto de las reformas y políticas educativas
Autor: Assis, Lúcia Maria de
Oliveira, João Ferreira de
Resumo: Este texto analisa a política de avaliação da educação superior a partir da tríade expansão, democratização e avaliação institucional. Busca-se compreender como o processo de expansão, intensificado a partir dos anos de 1990, vem transformando os conceitos até então vigentes de democratização do acesso e dos processos de avaliação sistêmica das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas no Brasil. Examinam-se, também, como as funções deste nível de ensino vem sendo modificadas ao longo das duas últimas décadas no sentido de adequarem-se às demandas do sistema econômico, considerando o papel e o valor dos diplomas nas relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução.
Abstract: This text analyses the policy for evaluation of higher education based on the triad: expansion, democratization and institutional evaluation. The aim of this work is to comprehend how the expansion process, intensified since the 1990’s, has transformed the concepts related to access democratization and the systemic evaluation processes of public and private Higher Education Institutions in Brazil. This work also examines how the functions of this level of education have been changed over the last two decades, in order to adjust to the demands of the economic system, considering the role and value of diplomas in the relations between the production system and the reproduction system.
En este trabajo se analiza la política de evaluación de la educación superior a partir de la expansión, democratización y la evaluación institucional. Tratamos de entender cómo funciona el proceso de expansión, intensificado desde la década de 1990, ha transformado los conceptos prevalecientes hasta entonces de democratización del acceso y los procedimientos para la evaluación de las Instituciones de Educación Superior (IES) públicas y privadas en Brasil. Se examinan, también, cómo las funciones de la educación superior se han modificado en las últimas dos décadas con el fin de adaptarse a las demandas del sistema económico, teniendo en cuenta el papel y el valor de los títulos en las relaciones entre el sistema productivo y el sistema de reproducción.
Palavras-chave: Educação superior
Democratização
Avaliação institucional
Democratization
Higher education
Institutional evaluation
Educación superior
Democratización
Evaluación institucional
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: ASSIS, Lúcia Maria de; OLIVEIRA, João Ferreira de. A avaliação da educação superior no contexto das reformas e políticas educacionais. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 19, n. 38, p. 51-69, jan./abr. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12781
Data de publicação: Abr-2013
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lúcia Maria de Assis - 2013.pdf490,24 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons