Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12802
Tipo do documento: Artigo
Título: A gestão escolar no contexto das recentes reformas educacionais brasileiras
Título(s) alternativo(s): School management within the context of recent brazilian educational reforms
La gestión escolar en el contexto de las recientes reformas educativas brasileñas
Autor: Fonseca, Marília
Oliveira, João Ferreira de
Resumo: Com base em pesquisa interinstitucional, o artigo trata de repercussões de dois programas brasileiros de gestão escolar desenvolvidos com financiamento internacional: o Fundescola e o Pró-Qualidade. A pesquisa apontou o fortalecimento de uma visão gerencial estratégica e a convivência de duas concepções opostas de gestão da educação pública: ora privilegiando práticas gerenciais (Plano de Desenvolvimento da Escola); ora sinalizando para as aspirações da comunidade por uma escola mais autônoma e de qualidade (Projeto Político Pedagógico).
Abstract: Based on inter-institutional research, the article looks at the effects of two Brazilians programs in education management carried out with international financing: the Fundescola and the Pró-Qualidade. Research indicates the strengthening of a strategic managerial approach and the existence of two opposing concepts of public educational management: at times favoring managerial practices (School Development Plan); while at other times emphasizing the aspirations of the community for a more autonomous and quality-based school (Political Pedagogical Project).
Con base en investigación interinstitucional, el artículo trata de los efectos de dos programas brasileños de gestión escolar implementados con financiamiento internacional: el Fundescola y el Pró-Qualidade. Los resultados de la investigación señalan el fortalecimiento de una visión gerencial estratégica y la existencia de dos concepciones opuestas de gestión de la educación pública: ya sea favoreciendo prácticas gerenciales (Plan de Desarrollo de la Escuela); o entonces enfatizando las aspiraciones de la comunidad educativa por una escuela más autónoma y de calidad (Proyecto Político Pedagógico)
Palavras-chave: Gestão estratégica da escola
Cooperação internacional
Ensino fundamental
Autonomia escolar
Strategic school management
International cooperation
Primary school
School autonomy
Gestión estratégica de la escuela
Cooperación internacional
Enseñanza primaria
Autonomía escolar
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - (FE)
Citação: FONSECA, Marília; OLIVEIRA, João Ferreira de. A gestão escolar no contexto das recentes reformas educacionais brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 233-246, maio/ago. 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/12802
Data de publicação: Ago-2009
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marília Fonseca - 2009.pdf257,11 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons